Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Secretaria de Educação de Garibaldi apresenta pesquisa do acesso dos estudantes à tecnologia

por Denise Furlanetto

​Dos 62% que responderam o questionário, 87% tem acesso à internet

A Secretaria Municipal de Educação de Garibaldi lançou uma pesquisa ao longo de uma semana, para conhecer a realidade dos estudantes garibaldenses quanto o acesso às tecnologias. 62% dos 2.391 alunos da rede municipal (da pré-escola ao 9º ano do Ensino Fundamental e Educação de Jovens Adultos) responderam o levantamento.

Entre o total de respostas coletadas, 87% dos estudantes têm acesso à internet e 66% têm computador ou tablet para realizar as atividades.

“Com isso, percebemos que devemos seguir o formato que estamos utilizando, enviando a maioria das atividades por grupos no WhatsApp e canais no YouTube. A recepção dos alunos e famílias está sendo muito positiva, segundo nossas diretoras”, informa Simone.

Nesta semana, a Prefeitura ainda está trabalhando para reforçar o sinal de wi-fi nas proximidades das escolas. Assim, caso os responsáveis precisarem carregar algum conteúdo e não tiverem acesso à internet, eles poderão utilizar a rede nos arredores da escola.

Atividades

Em Garibaldi, atividades a distância estão sendo enviadas aos alunos desde o mês de maio e devem ser intensificadas a partir de agora.

“A equipe de cada escola está enviando as atividades por meios digitais ou presencialmente, a quem necessita. O conteúdo das atividades é pensado de acordo com a realidade e faixa etária de cada turma, e que possa ser feito de forma leve com a família, sem se tornar maçante”, explica a secretária Simone Rosanelli Chies.

A secretária também sugere avançar com conteúdos novos. “A partir de agora sugerimos a inclusão de novos conteúdos e disponibilizamos a presença de professores em um dia agendado na escola, para sanar dúvidas”, informa Simone.

Próximos passos

De acordo com o Governo do Estado, para o dia 15 de junho está prevista a retomada de cursos profissionalizantes, de idiomas e similares. As escolas devem se adaptar às regras estabelecidas nos protocolos do Estado.

A data do retorno das aulas presenciais da Educação Infantil ao Ensino Médio ainda não está definida. “Consideramos prudente a decisão do governador, pois, neste momento, a prioridade é a vida. As escolas vão além da sua estrutura física, já que existe a relação entre colegas e professores. É difícil ter um distanciamento entre as pessoas dentro da escola”, avalia Simone.

Quando as aulas presencias retornarem, provavelmente não serão em sua capacidade total e serão necessárias medidas de distanciamento e adaptação dos planos de estudos.

Nesta segunda-feira, dia 1º, o Ministério da Educação homologou o parecer nº 5 do Conselho Nacional de Educação, que aprova a possibilidade de contabilizar as atividades não-presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima atual, que são 800 horas/aula no ano.


 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais