Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Integrantes da equipe "Peixonautas", campeã da etapa estadual da OBR, falam sobre a experiência dessa conquista

Baixar Áudio por Denise Furlanetto

Competição aconteceu em Porto Alegre, no último dia 28 de Setembro

Foto: Divulgação

No último sábado, dia 28/09, esteve acontecendo no campus do Instituto Federal, em Porto Alegre, a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica Nível 1 – Modalidade Prática para Resgate, reunindo estudantes de todo o território gaúcho. A equipe “Peixonautas”, formada por alunos do Colégio Santa Rosa de Carlos Barbosa, conquistou o primeiro lugar na disputa, garantindo vaga para participar da competição à nível nacional, em Goiânia, entre os dias 11 e 17 de novembro. “A ficha ainda não caiu. É bem louco pensar que a gente vai representar o estado”, cita Isabela Marin da Silva, integrante do time vencedor.

A professora Charlene Zilio, que coordenou a equipe “Peixonautas”, deu mais detalhes sobre a dinâmica da prova. Ela conta que, ao chegar no local da competição, as crianças se deparam com uma arena de resgate, que simula um ambiente de catástrofe natural. O objetivo dos participantes é desenvolver um robô que seja capaz de salvar as vítimas dessa catástrofe de maneira autônoma, saindo da arena em segurança logo após o resgate. “Eu não imaginava, mas quando vi que dava, procurei me dedicar cada vez mais. Trouxe muito aprendizado e experiência”, fala Vinícius Rubio Auricchio, que também participou da equipe. “Estou muito feliz com a medalha, foi muito difícil conseguir ela. Estamos desde o início do ano trabalhando”, completa Léo Milani Poletto, outro integrante dos “Peixonautas”.

A diretora do Santa Rosa Neusa Sganderla Farneda conta que o projeto da robótica foi instaurado na escola em 2018. Atualmente, já são cerca de 60 alunos divididos em 6 turmas, além de outras atividades extracurriculares que são oferecidas pelo colégio. Além do raciocínio lógico e conhecimento técnico, a prática da robótica também pode desenvolver outras virtudes, como o trabalho em equipe e o pensamento computacional.

Foto: Divulgação

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais