Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Prazo para aderir ao parcelamento do IPVA 2024 termina nesta quarta

por Ana Lúcia Jacomini

Nessa forma de pagamento, o contribuinte também tem desconto nas três primeiras parcelas

Imagem Ilustrativa
Foto: Reprodução/Canva

Nesta quarta-feira, 31/01, termina o período de adesão ao parcelamento em seis vezes do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2024. Nessa forma de pagamento, o contribuinte também tem desconto nas três primeiras parcelas. A primeira, nesta quarta, com 6% e as próximas duas serão em fevereiro, até o dia 29 e com redução de 3%, e em março, até o dia 28 e com desconto de 1%. Além disso, termina o prazo para os proprietários que têm direito aos descontos do Bom Motorista e do Bom Cidadão garantirem o desconto máximo de 24,8% (somando com o desconto de 6% da antecipação de janeiro).

Os descontos para bons motoristas estão mantidos como nos anos anteriores e variam em três faixas conforme o período sem infrações cometidas no trânsito. Para os condutores que não tiveram registro de infrações nos sistemas de informações do Estado no período entre 1º de novembro de 2020 a 31 de outubro de 2023 (três anos), a redução será de 15%. Já quem não teve multa depois de 1º de novembro de 2021 (dois anos) recebe desconto de 10% e, depois de 1º de novembro de 2022 (um ano), tem direito a um benefício de 5%.

Também em três faixas, a redução no valor do IPVA pelo Bom Cidadão resulta da participação do contribuinte (pessoa física) no programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG) e a solicitação de notas com CPF na hora da compra. O desconto máximo de 5% será para quem possuir 150 notas ou mais, de 3% para quem tiver entre 100 a 149 notas e de 1% para o contribuinte entre 51 a 99 documentos fiscais devidamente registrados. Ao todo, 31% da frota tributável terá direito ao benefício.

Os contribuintes que optarem pelo parcelamento do tributo pelo pix, precisam gerar todo mês um novo QR Code para o pagamento. Também, o proprietário poderá apresentar o código Renavam e a placa do carro nos bancos da rede credenciada ou para a geração de QR Code. Consulte o valor do IPVA e faça o pagamento do seu veículo. Junto com o IPVA, é possível pagar a taxa de licenciamento e multas de trânsito. Estão credenciados o Banrisul, Bradesco (somente correntistas), Sicredi, Sicoob, Banco do Brasil (somente correntistas) e lotéricas da Caixa Econômica Federal.

Antes de efetuar o pagamento, verifique se as informações do destinatário estão corretas. São elas:

  • Nome: Ipva Sefaz/RS
  • CPF/CNPJ: 87.958.674/0001-81
  • Instituição: Bco do Estado do Rs S.A
  • Endereço: Av. Mauá, 1155, Centro Histórico, Porto Alegre, RS, 90030080
  • Bco do Estado do RS S.A.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais