Procon orienta consumidores quanto a aumento excessivo de contas de luz
Baixar ÁudioAs comissões de Defesa do Consumidor e de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa promoveu nesta última quarta-feira uma reunião virtual para discutir reclamações de consumidores sobre cobrança elevada na conta de energia elétrica durante a pandemia do coronavírus. Procons de diversos municípios participaram, inclusive o de Garibaldi. A diretora Luciana Lima Salé explica que a conta de energia elevada tem sido o principal foco de reclamações dos consumidores.
Conforme resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica, os serviços de medição do consumo de energia foram interrompidos. Com isso, empresas como a RGE tem feito uma média dos últimos 12 meses para cobrar, o que tem gerados aumentos significativos nas contas. A diretora do Procon relata que a situação é injusta e prejudicial ao consumidor, uma vez que em momento de pandemia e crise economia, as contas têm ficado mais caras sem a comprovação do consumo.
A recomendação de Luciana é que o consumidor passe a fazer a leitura do medidor. Se o valor consumido no mês for abaixo da média identificada na fatura, procure fazer a reclamação no Procon. A diretora saliente que a RGE anunciou na reunião da Assembleia que fará o desconto daquilo que foi cobrado a mais no período sem medição de consumo. Confira a entrevista em Ouça a Notícia.
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