Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Comércio que não precisar de colaborador ou firmar acordo pode abrir neste sábado

Baixar Áudio por Denise Furlanetto
Foto: Leandro Facchini

Os reflexos negativos da pandemia na economia local seguem mobilizando comerciantes em busca de soluções para aquecer as vendas e atrair o público. Nesta semana, o Sindilojas Regional de Bento Gonçalves que também atende Garibaldi esteve em reunião com os sindicatos para viabilizar a abertura do comércio lojista e do gênero alimentício em Bento e região no sábado, 1º de maio, feriado nacional de Dia do Trabalhador.

Em entrevista à Rádio Garibaldi, o presidente da entidade, Daniel Amadio, explica que por se tratar de uma data simbólica e de extrema importância considerada como feriado proibitivo, as negociações não foram aceitas impossibilitando a abertura dos negócios no modelo tradicional. Conforme Amadio, os lojistas que optarem por abrir nesta data deverão contar com a mão de obra dos sócios-proprietários ou realizar um acordo coletivo.


Devido o período de início de mês, muitos estabelecimentos estão se organizando para atender o público no domingo, dia 2 de maio. Amadio ressalta que a prática foi regulamentada pela Reforma Trabalhista, desde que a empresa siga algumas regras estabelecidas no acordo coletivo, firmado entre a empresa e o sindicato laboral. Entre os requisitos estão pagamento de bonificação; cumprimento de jornada de trabalho de, no máximo, seis horas; e disponibilização de folga em data a ser combinada.

Entre as empresas de Garibaldi que estão planejando o atendimento para domingo está a Cooperativa Agrícola Cairú, que anunciou nesta quinta-feira, 29/04, que seus supermercados estarão fechados no sábado e, recebendo os clientes no domingo. O atendimento no supermercado Matriz, bairro Cairú, será das 8h15 às 20h, sem fechar ao meio-dia e no supermercado Filial, bairro Chácaras das 08h15 às 11h30.

Amadio ressalta a importância da abertura do comércio para a recuperação da economia local, que ainda está fragilizada devido o mês de março, em que a maior parte das lojas permaneceu fechada devido à classificação da região na bandeira preta.

Entrevista em ouça a notícia
 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais