Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Qual o seu perfil de investidor?

por Denise Furlanetto

A Sicredi Serrana tem uma forma prática para ajuda você descobrir

Foto: Divulgação

Antes de tudo, sugerimos que reflita: o que é investimento para você?

Entre tantas possibilidades, você pode ter pensando no seu futuro, nos seus sonhos, na sua carreira – sim, investir é tudo isso e muito mais!

Mas para dar o primeiro passo com tranquilidade, é importante que você conheça o seu perfil de investidor.

Mas afinal, o que é um perfil de investidor? Cada pessoa tem sua personalidade, certo? Ela representa nossas características e preferências pessoais. Basicamente, nossa forma de viver. Também existe uma “personalidade” quando o assunto é investimentos. Afinal, os investidores não são todos iguais.

Uma das principais maneiras de entender qual é a sua forma de investir é identificando seu perfil de investidor. Ele tem relação, especialmente, com os riscos que você está disposto a correr e com as prioridades que tem ao fazer suas aplicações.

Enquanto alguns investidores priorizam a segurança e a estabilidade, outros dão preferência para uma rentabilidade maior. Não é possível priorizar as duas coisas ao mesmo tempo, pois, no mercado financeiro, as possibilidades de rentabilidade expressivas são acompanhadas de maior risco.

Então, seu perfil está ligado a como você vê e se comporta frente a essa relação. Existem três tipos principais. Confira a seguir!

Conservador - Está disposto a receber lucros menores para manter a quantia investida em segurança. Ou seja, não está interessado em colocar seu dinheiro em risco.

Por isso, os investimentos para pessoas conservadoras precisam ser mais seguros e estáveis, como por exemplo, aplicações em poupança, entre outros. Visto que não há grande volatilidade em relação ao valor aportado, essa é uma opção mais aderente aos conservadores.

Moderado - Os investimentos mais seguros costumam apresentar resultados limitados. De outro lado, quem deseja ganhos acima da média precisa considerar riscos maiores.

O perfil moderado busca equilibrar as duas coisas. Ele ainda tem interesse em proteger sua carteira de investimentos, mas também apresenta abertura maior ao risco em uma parcela da sua carteira na busca por melhores retornos.

Arrojado - Este perfil representa o investidor que prioriza a rentabilidade. Ou seja, ele tem maior aceitação das oscilações que o mercado pode apresentar e, por consequência, dos seus investimentos. Sua busca maior é por lucros acima da média.

Isso não significa, no entanto, que o investidor arrojado se expõe a riscos sem planejamento. Na verdade, o ideal é que ele tenha uma estratégia eficiente para manejar as ameaças e, inclusive, aplicar parte do seu dinheiro em alternativas mais seguras.

Ao conhecer os três perfis, você pode se identificar com algum deles e começar a perceber qual combina mais com o seu estilo.

Mas há uma maneira prática de saber qual é o seu perfil de investidor! Acesse link, faça o teste e descubra:

www.sicredi.com.br/sites/investindojuntos/.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais