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Tramontina Garibaldi comemora 60 anos investindo em tecnologia e alta performance

por José Carlos Cichelero

Empresa que começou com a fabricação de martelos hoje produz mais de 6 mil itens entre ferramentas manuais, organizadores metálicos, caixas e maletas plásticas

Em uma modesta oficina no sul do Brasil, em 1963 passa a operar uma das fábricas que iriam compor o grande conglomerado que na época atendia pelo nome de Indústria Metalúrgica Tramontina Ltda (IMETRAL). Sua produção era humilde, composta apenas por martelos de bola e pena. Surpreendentemente, essas ferramentas eram criadas a partir do aproveitamento de pontas de eixo de caminhão e, especialmente, lombos de trilho de trem. Assim, nasceu a Tramontina Garibaldi, uma história de inovação e resiliência, que hoje atua como um dos alicerces de uma jornada notável no mundo das ferramentas.

A unidade, que surgiu nas dependências da Tramontina, localizada em Carlos Barbosa, com apenas quatro funcionários, logo cresceu e precisou ir para um lugar maior. Garibaldi foi a cidade escolhida para abrigar a nova fábrica. Em 1965 o espaço ocupado era de apenas 1.000 m²,  e  foi nesta mesma época que o produto mais promissor passou a ser produzido: o martelo de unha, que possuía um processo de fabricação altamente complexo. Neste período, cerca de 100 unidades eram produzidas diariamente. Nos anos seguintes, novos modelos passaram a fazer parte do portfólio, como os martelos sapateiro, pedreiro e chapeador. 

A década de 70 trouxe à Tramontina Garibaldi os primeiros contatos com o mercado externo. Um representante foi nomeado na Argentina e, nesse período, houve o lançamento da linha de chaves de fenda e chaves de boca, outros dois pilares da fabricação da unidade, o que levou a investimentos significativos em máquinas. As chaves de fenda foram os primeiros produtos a demandar o processo de injeção para produção, um novo desafio para a fábrica de ferramentas manuais.

Os anos 80 foram de expansão. Com a ajuda do poder público, que doou um terreno a fim de garantir a permanência da empresa na cidade, novas instalações foram sendo criadas. Nesta mesma década ocorreu a instalação do primeiro forno de indução na Tramontina Garibaldi, uma mudança radical no aquecimento de peças de forja. 

Na década de 90 foi necessário se reinventar. Nesse período, com a abertura do mercado para os importados, a concorrência no comércio de ferramentas cresceu muito. Para manter sua força no mercado, a Tramontina Garibaldi precisou buscar novas alternativas. A decisão foi desenvolver ferramentas para o segmento industrial. Foi também nessa época que a empresa voltou os olhos para soluções sustentáveis, como construção de estação de tratamento de efluentes líquidos e reaproveitamento de água da chuva.

Um grande reposicionamento no mercado ocorreu nos anos 2000. Com a produção reestruturada e matéria-prima diferenciada, as ferramentas Tramontina chegaram ao mercado para competir com marcas renomadas. Distribuídas em três segmentos distintos, foram lançadas as linhas: PRO, voltada principalmente para atender às demandas de profissionais dos setores industrial e automotivo; Master, direcionada ao mercado da construção civil e Faça Você Mesmo, que foca no mercado de uso doméstico. Neste período também iniciou a robotização dos processos de acabamento dos produtos. 

A Tramontina Garibaldi segue em processo de ampliação da sua atuação nos segmentos de alta performance. Mais recentemente, em 2022, a fábrica ingressou no segmento aeronáutico, através do lançamento do Carro Organizador Inteligente (Smart System). Uma solução inovadora, com fabricação inédita no Brasil, que cria um novo conceito em segurança, organização e gerenciamento de tarefas para os setores aeronáutico, aeroespacial e mecânico de alta performance.

Para Felisberto Moraes, diretor comercial, o sucesso da Tramontina Garibaldi se deve a forma de relacionamento e escala de valores adotada pelos fundadores da Tramontina. “Independente das novas tecnologias que venham surgir, manter a credibilidade nas pessoas e diálogo aberto com os funcionários é o que faz com que a empresa cresça e se desenvolva.” Ele ressalta que os mais de 850 funcionários que atualmente a empresa emprega têm a total confiança dos seus gestores e liberdade para trabalhar, trazendo todo o seu expertise.

A Tramontina Garibaldi hoje se concentra em mais de 98  mil m² de área construída e mensalmente confecciona uma média de 3,5 a 4 milhões de peças, totalizando aproximadamente 40 milhões de unidades por ano. Deste montante, cerca de 20% é exportado para diversos países ao redor do mundo, com destaque para a América Latina, África e Oriente Médio, regiões reconhecidas por suas rigorosas exigências em termos de padrões de qualidade. Esse êxito reflete o crescimento tecnológico que acompanha o contínuo desenvolvimento da empresa.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

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