Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Rota Turística Via Orgânica em Garibaldi

por Denise Furlanetto

Lançamento acontece, nesta terça-feira, dia 18 de outubro

Foto: Rafael Slovinscki

Dez empreendimentos de Garibaldi ligados à produção agroecológica e artesanal lançam, no dia 18 de outubro, a Via Orgânica: uma das primeiras rotas do Brasil em propriedades orgânicas certificadas. Além de turismo rural, o roteiro inclui restaurante, vinhos e espumantes alternativos, cooperativa, comércio, hospedagem e indústria – todos dentro da temática do alimento aliado à saúde, à sustentabilidade ambiental, social e cultural.

 

O visitante poderá encontrar belas paisagens, resgate de antigas formas de cultivo aprimoradas pelas novas tecnologias, contato direto com a simplicidade e a experiência de quem produz e prepara o alimento. A rota recebeu consultoria do Sebrae e apoio da Prefeitura Municipal de Garibaldi, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura.

 

A secretária de Turismo e Cultura, Ivane Fávero, lembra o início do projeto, ainda em 2014, quando o processo de qualificação para o serviço turístico, com o importante apoio do Sebrae, tomou forma. “Percebemos um interesse crescente dos turistas que nos visitam, pelo que é autêntico, natural e orgânico e identificamos um potencial fantástico no segmento da produção agroecológica. Todas as propriedades que se interessaram possuem produtos e propriedade certificados e neste mês lançarão o resultado de seu trabalho. Para os turistas, será uma importante oportunidade de conhecer, comprar, comer e se hospedar, contribuindo com a produção agroecológica e, consequentemente, com um mundo mais sustentável. Para as propriedades, será uma importante alternativa econômica”, analisa.

Confira os empreendimentos que integram a rota e o que oferecem.

Arte da Vinha - Produção de vinhos naturais por meio de métodos de vinificação ancestral. A visitação, em uma inusitada cave de porão, ocorre por agendamento e inclui degustação e explanação sobre a produção natural, biodinâmica e o método ancestral, feito em uma ânfora.

Cooperativa Vinícola Garibaldi - Presente na lista dos cem melhores vinhos do mundo, a Cooperativa também aposta na produção orgânica, com suco de uva e vinho proveniente do cultivo agroecológico de 70 de suas 380 famílias associadas. A visita ao complexo turístico da Cooperativa relata o seu funcionamento e suas práticas sustentáveis.

Econatura - A “ecofábrica”, construída predominantemente com materiais de reuso, utiliza processos que buscam minimizar o impacto ambiental. Produz suco de uva, vinagres de vinho tinto, balsâmico e balsâmico envelhecido, óleo de semente de uva, farinha da semente e da casca de uva, todos orgânicos. Recebem apenas visitação técnica para grupos com agendamento.

Família Boroto - A família dedica-se à elaboração de espumante orgânico e a produção de chocolates artesanais. O visitante pode realizar passeio de carroça pelas videiras e conhecer o processo de produção do espumante e também é oferecido passeio a grutas e a capitéis repletos de histórias, próximos da propriedade.

Família Mariani - Compartilhando conhecimentos de agroecologia, a família mostra as videiras centenárias, a produção orgânica e a agroindústria. No antigo casarão, com ambientes transformados em museu, contam-se histórias da família. O visitante pode realizar passeio de trator, com vista panorâmica, e colher frutas e temperos da época.

Morro São Francisco - O visitante pode experimentar um café colonial ao ar livre: pão de forno, geleias, sucos, sobremesas e outras delícias - tudo preparado pelas mãos da família. Para quem gosta de se aventurar, pode encarar um sistema de trilhas com direito a belas vistas, ou para os gostos mais tranquilos, oportuniza-se um agradável passeio nas videiras com fontes d’água.

Sabor Ecológico - Loja especializada em produtos naturais e orgânicos. Hortaliças, legumes, frutas, sucos, geleias, molhos, chás, açúcar, café, farinhas, grãos – tudo orgânico. Muitos dos alimentos são cultivados pelos proprietários. Também fornece linhas de produtos naturais, sem glúten, sem lactose, dietéticos e fitoterápicos.

Sítio Crescer - Possui Hostel (hospedagem compartilhada), em uma construção sustentável. Produz hortaliças e frutas orgânicas, que podem ser adquiridas. Oferece local para eventos, sitiotur entre cascatas com educação ambiental e espaços para espiritualidade, rodeados por jardins. Recebe retiros e serve refeições caseiras mediante agendamento.

Sítio do Celo - Com uma paisagem silvestre, o local possui diversas plantas nativas e frutas exóticas. Há presença de animais de raça pouco conhecida, como as ovelhas Santa Inês. Destaca-se a degustação do caldo de cana (garapa) feito na hora. Para quem aprecia momentos de tranquilidade, há uma inspiradora trilha com umcaminho meditativo até um riacho.

Valle Rustico - Com conceitos de enogastronomia e ecogastronomia trabalhados pelo chef Rodrigo Bellora, a refeição é preparada para se apreciar em etapas. O visitante tem a oportunidade de conhecer a horta orgânica, de onde provém a maioria dos ingredientes utilizados. Atua com projeto Horta (entrega de cestas com produtos orgânicos em casa), food truck e oficinas gastronômicas.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais