Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Mesmo em bandeira vermelha, comércio não essencial pode atender no sistema Pegue e Leve e Drive Thru

por Denise Furlanetto
Foto: Divulgação

Três dias após colocar 75% do território gaúcho sob bandeira vermelha, o governo do Estado aceitou pedidos de reconsideração e reduziu o status de alerta em cinco das 15 regiões classificadas com risco severo na sexta-feira (10). Dessa forma, ficam sob bandeira laranja Santo Ângelo, Cruz Alta, Santa Rosa, Erechim e Santa Cruz.

Em contrapartida, Porto Alegre, Canoas, Capão da Canoa, Novo Hamburgo, Pelotas, Passo Fundo, Taquara, Cachoeira do Sul, Caxias do Sul e Palmeira das Missões seguem com a atividade econômica restrita para tentar diminuir a circulação de pessoas. As medidas de isolamento previstas na bandeira vermelha entram em vigor hoje.

O governador começou o anúncio alertando para uma ocupação de 74,6% dos leitos de UTI no Estado. Quase metade dessas vagas estão ocupadas por pacientes confirmados ou com suspeita de covid-19. De acordo com Leite, não fosse a ampliação da capacidade hospitalar, cujo número de leitos UTI passou de 933 para 1.630, já teria ocorrido um colapso no sistema, com a lotação dos centros de tratamento intensivo.

Ainda assim, o tucano revelou uma queda na velocidade de contágio. Enquanto o número de internação de pacientes graves vinha registrando aumento médio de 33% a cada semana - 32% e 37% respectivamente, da segunda quinzena de junho para cá -, no último período medido o avanço foi de 13%. A queda na progressão da contaminação aponta para um refluxo da pandemia.

A pedido de diversas regiões, foi feita uma mudança no protocolo da bandeira vermelha para o funcionamento do comércio varejista não essencial, passando a ser autorizado os formatos pegue e leve (take away) e o drive-thru, além do e-commerce que já estava permitido. Esta modalidade é que está sendo adotada em Garibaldi.

O presidente da CDL, Carlos Morari, lamenta esta situação de bandeiras que provoca tensão no comércio local. Desde o início deste modelo de distanciamento controlado, a entidade vem solicitando a igualdade de trabalho, não podendo parar. Essa situação do pegue e leve, pelo menos está trazendo um alento aos comerciantes.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais