Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Programa de Domingo
19:00:00
 
 

Último final de semana de Festiqueijo

por Denise Furlanetto
Foto: Divulgação

Quem quiser aproveitar as delícias das 10 queijarias, nove vinícolas e demais espaços com variedades tem ainda este final de semana, sexta, sábado e domingo (31). O Festival traz o melhor da gastronomia e dos vinhos, uma Vila das Etnias, a feira Feito em Barbosa e muitos shows, tanto dentro do Salão Paroquial da Igreja Matriz como na área externa.

O cardápio inclui mais de 40 tipos de queijos e suas variações, 30 rótulos de vinhos e 25 de espumantes, sucos de uva, água, refrigerante, café, sorvetes e um buffet com 11 pratos. Para apreciar tudo com maior conforto, a diretoria criou a Área Vip. Com capacidade para 115 pessoas, possui serviço diferenciado, com espaço para sentar, a presença de chefs, garçons e uma ambientação temática.

Na área externa, com acesso gratuito, pode ser visitada a Vila das Etnias, que homenageia as 11 etnias que ajudaram a formar a população da cidade. As principais são as predominantes alemã e italiana, além da polonesa e suíça, cujos berços das imigrações no Rio Grande do Sul são na cidade. Pela sua representatividade, elas ganharam casas individuais na Vila das Etnias, instalada na Rua Coberta, ao lado do Festiqueijo. Uma quinta casa abriga conteúdos históricos, artísticos e culturais das etnias francesa, holandesa, espanhola, austríaca, ucraniana, luso-brasileira e de matriz africana, também presentes na localidade.

Quem circula pelo local pode apreciar hábitos e costumes, além de objetos preparados por associações que atuam na preservação de suas tradições. Exposição de fotos e objetos antigos, performances de trabalhos manuais típicos e uma agenda de shows de música e dança em um palco exclusivo para a novidade fazem parte da programação. Ali, também está instalado o varejo de produtos do Festiqueijo, assim como um forno à lenha onde o pão colonial é assado e comercializado aos visitantes. Entre os produtos típicos que cada casa oferece estão, ainda, uma oficina de capeletti, cucas, chopp, pierogi, Les Merveilles (grostoli suíço) e trufas de chocolate.

Outra atração externa e paralela ao Festiqueijo é o ‘Feito em Barbosa’. Instalada no Pavilhão da Tramontina, ao lado da Rua Coberta, a feira tem 28 expositores com 100% produção local. Os produtos são dos setores do vestuário, acessórios, papelaria, brinquedos, artesanato, alimentação, entre outras opções. A entrada é gratuita e acontece nos mesmos dias e horários do Festiqueijo, de sextas a domingos, até 31 de julho.

Marcas presentes
Queijarias: Cooperativa Santa Clara, Casa do Queijo Laise, Granja Cichelero, Queijos Ferrari, Gran Mestri, Casa do Queijo Ipar, Lua do Queijo, RAR-Rasip, Queijaria Somacal, Laticínios 3 Palmeiras.

Vinícolas: Casa Garcia, Casa Valduga, Vinícola Garibaldi, Vinícola Aurora, Miolo Wine Group, Vinícola Pedrucci, Vinícola Don Nanetto, Vinícola Vaccaro, Amitié Espumantes e Vinhos Finos. Variedades: Bebidas Sarandi, Café Onze e Estação do Pão e Sabory Sorvetes.

SERVIÇO:
O que: 31º Festiqueijo
Quando: De 1º a 31 de julho, somente de sexta a domingo
Local: Salão Paroquial da Igreja Matriz de Carlos Barbosa
Horários: Sextas-feiras: 14h às 23h; Sábados: 11h às 23h; Domingos: 10 às 17h
Ingressos: Conforme o dia e a faixa etária os valores variam de R$ 80 a R$ 380. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site https://festiqueijo.eleventickets.com e também na bilheteria do evento.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais