Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

CIC, CDL, CEC e Rota dos Espumantes defendem adequação ao modelo de distanciamento para retomada do turismo

por Denise Furlanetto
Foto: Divulgação

A CIC, a CDL, o CEC e a Rota dos Espumantes assinaram uma proposta ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul para uma adequação ao modelo de Distanciamento Controlado, buscando a retomada do setor turístico.

As entidades foram representadas na sexta-feira, 17 de julho, durante reunião on-line com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Rio Grande do Sul (Sedetur), Rodrigo Lorenzoni, quando foi apresentada a proposta.

A iniciativa é do Comitê de Retomada do Turismo, organizado pelo Grupo G30 Serra, que tem como objetivo trabalhar em frentes de curto, médio e longo prazo para retomada das atividades do setor na Serra.

“Estamos abertos às sugestões de quem vive e conhece muito a realidade da região. É importante trazermos a opinião da atividade privada e unirmos esforços com o setor público para superar essa grave crise”, avaliou Lorenzoni.

O coordenador do G30, Thomas Fontana, relatou as dificuldades de empresas do setor com o isolamento social e as restrições às atividades impostas pelo sistema de Distanciamento Controlado do Governo do Estado.

Na apresentação, ele inclusive mostrou uma foto de turistas que visitavam Garibaldi e foram obrigados a almoçar na escadaria da Igreja Matriz, já que os restaurantes não podem receber clientes para realizar refeições.

Um levantamento, que teve 663 respostas junto ao setor, mostra prejuízos, demissões, perda de faturamento, dificuldades de acesso a crédito bancário com a proibição de atividades turísticas, além de perspectivas nada otimistas para os próximos meses.

O ajustes nas regras propõe que as empresas turísticas e de gastronomia possam operar com estrutura mínima de pessoal e capacidade reduzida de atendimento mesmo sob bandeira vermelha.

A ideia é atuar com protocolos de segurança e prevenção à saúde dos turistas e clientes e evitar a desestruturação do setor, preservando empresas e empregos.

O documento foi assinado por 95 entidades empresariais, 41 Municípios e Conselhos Municipais de Turismo e 381 empresas ligadas ao setor.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais