Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Casa de pedra histórica de Garibaldi vai ganhar memorial e osteria

por Denise Furlanetto
Foto: Giovani Lemos

Está marcado para esta terça 21/09, às 10h30min, um ato solene que marca o início das obras de restauração da casa de pedra pertencente à família Cercato, de Garibaldi. Patrimônio histórico tombado pelo município, o prédio está localizado na linha Borghetto e integra a rota turística Estrada do Sabor. Com uma arquitetura que remete aos primórdios da imigração italiana na região, é uma das únicas da cidade a exibir a primitiva técnica da alvenaria de pedra lascada e irregular. A casa dos Cercato ficará os próximos seis meses em obra e um dos principais intuitos é proteger as características originais do lugar, mantendo-o preservado. Após o restauro, a família pretende sediar um memorial e uma osteria por lá.

Os escritórios Studio1 Arquitetura e Patrícia Pasini Arquitetura assinam os projetos da restauração. A obra tem financiamento do Pró-Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, com o patrocínio das empresas Medlive, Madesa e Sul Nativa Transportes. 

Vale lembrar que a captação de recursos ainda está em andamento: interessados em contribuir podem entrar em contato por meio dos telefones (51) 3279-5424 e (51) 9 9880-9129.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais