Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Veraneio da Vindima 2022 terá desfile temático de encerramento

por Denise Furlanetto
Foto: Divulgação

O Veraneio da Vindima 2022 terá um grande desfile temático para encerrar a programação oficial do ano. O corso alegórico tomará a rua Buarque de Macedo, no Centro Histórico, no dia 19 de março, a partir das 16h. O evento celebrará o final da safra da uva e os 147 anos de Imigração Italiana no Rio Grande do Sul, resgatando a história de esperança e superação dos imigrantes. A Rádio Garibaldi vai transmitir pelos 1410 AM e Facebook.

A temática do desfile foi desenvolvida em conjunto com a professora e designer Rosana Marina. A rua escolhida marca o local de chegada dos primeiros imigrantes italianos. Ao longo dos anos, a importância do imigrante foi celebrada em festas comunitárias como uma maneira de partilhar a cultura e os hábitos herdados do país europeu.

A equipe da Emater de Garibaldi é responsável pela organização das comunidades e dos apoiadores do evento. Com criatividade e autenticidade, as comunidades do interior irão construir os carros para o desfile, que evidenciarão a força e a organização dos agricultores garibaldenses. Na Praça Loureiro da Silva, haverá comercialização de produtos locais como espumante, suco, biscoitos, dentre outros.

O Desfile Temático de Encerramento da Vindima é uma promoção das Secretarias de Turismo e Cultura e de Agricultura, Emater, comunidades do Interior e conta com o apoio da Secretaria de Mobilidade Urbana, Conselho Municipal da Agricultura, Sicredi Serrana, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Garibaldi, ECOA Escola de arte, equipes da gincana municipal de Garibaldi, CIC Garibaldi, CEC, Brigada Militar e Rotary.

 

Veraneio da Vindima
O Veraneio da Vindima teve início no dia 21 de janeiro e marca o início da colheita da uva em Garibaldi. O nome “Veraneio da Vindima” é inspirado no movimento turístico ocorrido nas décadas de 1940 e 1950, quando os turistas gaúchos, especialmente de Porto Alegre, viajavam 114 km para a Serra, em detrimento do litoral, pelo clima ameno da região.

 

Nas fotos, encenação da chegada dos imigrantes por comunidades do interior de Garibaldi. Créditos: Arquivo Emater Garibaldi

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais