Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Clacir Romagna ganha prêmio de Embaixador do Turismo de Garibaldi

Baixar Áudio por João Paulo Deluca

Ele foi o primeiro Secretário Municipal de Turismo

Dentro da programação dos 119 anos de Garibaldi, no final da tarde desta quinta-feira, dia 10 de outubro,  no gramado em frente ao Restaurante Fenachamp aconteceu a entrega do Prêmio de Embaixador do Turismo a uma personalidade que contribuiu para a divulgação do município: Clacir Romagna foi o homenageado, neste ano.

Este prêmio que chega na VI edição busca prestigiar personalidades, garibaldenses ou não, que atuam na promoção do turismo e das ações do município. Romagna foi o primeiro Secretário Municipal de Turismo de Garibaldi.

A presidente do Conselho Municipal do turismo, Mariana Milani, que também é embaixadora do turismo de Garibaldi, recebendo a 1ª edição do prêmio, diz que Romagna teve unanimidade dentro do Conselho e de forma particular, disse que ele lhe inspirou como empreendedora.

O secretário de Turismo, Paulo Salvi, diz que este prêmio é entregue desde 2014 e tem por objetivo valorizar as pessoas que auxiliam no desenvolvimento do turismo do município.

Romagna agradeceu a homenagem e em seu discurso lembrou do tempo em que foi secretário Municipal de Turismo e da importância da Atuaserra para o desenvolvimento do turismo da região integrando poder público e privado.

Acompanhe a manifestação de Romagna em escute a notícia

Clacir Romagna

Neto de italianos, Clacir Romagna é casado, tem dois filhos e uma neta. Sua família muito contribuiu pelo desenvolvimento da região. Foi seminarista e em 1966 ingressou na faculdade de Filosofia. Foi membro fundador da Fervi - Fundação Educacional da Região dos Vinhedos, em 1970, sendo integrante da segunda turma de formandos, do curso de Economia. Trabalhou por muitos anos na Imcoloss, nos supermercados, distribuição de bebidas e lancherias do grupo.

Em 1983 foi convidado para assumir a secretaria de turismo de Garibaldi, mas, por motivos profissionais não pode aceitar o convite. Mesmo assim, desenvolveu um trabalho de recuperação financeira da Fenachamp, incluindo a área do restaurante.

Em 1985 começou a participar das reuniões de secretários de turismo da região, para conhecer mais sobre este ramo, sendo que em abril 1986, foi nomeado secretario de turismo de Garibaldi. O primeiro secretário, pois ainda não existia a secretaria.

O trabalho inicial foi elencar quais os rumos a serem tomados diante dos possíveis potenciais turísticos de Garibaldi. Criou um roteiro de enoturismo aos finais de semana, com a participação das vinícolas, em sistema de rodízio, onde cada uma das vinícolas estaria aberta aos sábados e domingos para receber os turistas, foi um projeto de sucesso que perdura até hoje, tornando-se um atrativo não só em Garibaldi, mas também no Vale dos Vinhedos.

Membro fundador da Atuaserra - Associação de Turismo da Serra Nordeste, foi presidente, tesoureiro e até hoje faz parte desta entidade voltada para o turismo da região.

Iniciou o projeto de tombamento, com auxílio do Iphan - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, de 48 prédios do centro histórico de Garibaldi, com a inclusão no Plano Diretor, de limites na construção de edifícios nesta área. Diversos outros projetos foram criados por ele, frente à secretaria, dentre eles: a Colassion, que era realizada no parque da Fenachamp; os passeios de Tim-Tim para visitar a Piccola Garibaldi; o pórtico no trevo de acesso e o símbolo Garibaldi - Terra do Champanha.

 Embaixadores do Turismo de Garibaldi:

2014 – Mariana Milani

2015 - Marta Rossi

2016 - Glauco Urbim

‎2017 – Alexandra Aranovich

2018 - Tarcísio Michelon

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais