Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Três mulheres são homenageadas pelo Lions e Leo Clube

Baixar Áudio por Denise Furlanetto

Conheça a história de Maria Gladis Marodin, Odilse Berté e Inês Giovanaz

Dentro da programação do mês da mulher, segunda-feira, dia 11.03, tendo por local o restaurante Famiglia Giovanaz, o Lions e Leo Clube de Garibaldi homenagearam três mulheres que contribuíram com a história de Garibaldi: Maria Gladis Marodin, Odilse Berté e Inês Giovanaz.

Maria Gladis Marodin – formada em Geografia lecionou na escola Presidente Soares e na escola Antonio Piletti, onde também atuou como diretora. Casada, tem duas filhas. Desempenha papel atuante na comunidade de Santo Alexandre com participação na liturgia, ministra e catequista. Realiza atividades manuais e realizou curso de Teologia. É divulgadora do calendário antoniano e voluntária do CVV.

Em nome da comunidade de Santo Alexandre, falou Natalina Vaccaro que agradeceu a Maria Gládis pelo trabalho desenvolvido.

Inês Giovanaz – É casada e tem um filho. O gosto pela gastronomia iniciou durante o tempo em que ficou na casa de Otto Conte em Caxias do Sul, onde morou por oito anos. Fez curso de gastronomia do Senac e a convite da irmã as duas abriram um negócio próprio. Administraram o restaurante do Parque da Fenachamp e após a convite de Dario Mombach deu início ao primeiro restaurante a quilo da cidade no antigo Primeiro de Maio. Criou a empresa Só Comer com congelados. Tornou-se conhecida como a dona Inês. A irmã Naides saiu da sociedade, por motivos de saúde, mas ficou em seu lugar o irmão mais novo Marcos César com quem mantém a sociedade até hoje. Inês é uma cozinheira de mão cheia e passa seu conhecimento na FATI/Fisul. Auxilia entidades, junto com sua equipe oferecendo serviços gratuitamente.

Homenageou Inês, a presidente da APAE, Neusa Sartori que disse que Inês está sempre disposta da ajudar.

Odilse Berté – Odilse é natural de Lajeado e tem um filho. Começou a trabalhar cedo, aos 11 anos como assistente de uma idosa em Carlos Barbosa.  Passou por Canoas e Porto Alegre e depois retornou a Garibaldi. Participou do grupo de jovens do bairro Alfândega, dirigido por Terezinha Spader. Participou de curso do Centro de Treinamento para Ação em Viamão, onde aprendeu muito a ser voluntária. Passou a auxiliar no bairro São José junto com Mônica Giongo, onde fundaram um grupo de Jovens “União e Força”. Em 1984, as irmãs de São José doaram um terreno com uma casa, onde iniciaram os encontros de catequese. Em 2017, depois de muito trabalho, rifas e recursos de festas foi concluída a igreja. No bairro, Odilse atua como ministra da Eucaristia, Conselho da Igreja e da Catequese.

Ode como é conhecida, disse a amiga Anete Possamai Tosin, é de um coração incrível, ser humano sensível às necessidades de outras pessoas.

(acompanhe a leitura do histórico das três personalidades, bem como as homenagens em escute a notícia)

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais