Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Escoteiros vivem a maior aventura de suas vidas em acampamento mundial

Central de Conteúdos Rádio Garibaldi AM

​Acampamento mundial realizado nos Estados Unidos reuniu 45 mil participantes de mais de 150 países

Encerrou nesta quinta-feira, dia 1º de agosto, em West Virginia, nos Estados Unidos,  o 24º Jamboree Mundial Escoteiro. Esta é a maior atividade escoteira realizada pelo Movimento Escoteiro em 112 anos de história. Participaram ao total 45 mil participantes de mais de 158 países, o Brasil teve o quarto maior contingente com 1.400 pessoas. Do Rio Grande do Sul participaram aproximadamente 200 gaúchos.

Os escoteiros de Garibaldi, foram um dos tantos grupos participantes que integraram as tropas brasileiras no Jamboree. Os escoteiros participaram de dezenas de atividades de aventura ao ar livre como rafting, arvorismo, escalada, mountain bike e trilhas. O intercâmbio cultural também foi importante com a realização de um dia festivo inteiro para apresentação da cultura brasileira com refeições típicas compartilhado com escoteiros de outros países, além de brigadeiro, chimarrão, rapadura e festa junina.

Um dos destaque para nossos jovens aqui de Garibaldi foi participar de atividades de formação pessoal junto com outras organizações, como a Organização das Nações Unidas - ONU, e conhecer a realidade de adolescentes ao redor do mundo e a maneira como o escotismo influência em suas vidas. "Assistimos um vídeo sobre os refugiados sírios e debatemos com escoteiros de outros países sobre como era a realidade de cada um. Conversei com um escoteiro da Inglaterra e falamos sobre essas diferenças e me emocionei muito quando ele me disse que dependia de nós mudar essa realidade e fazer a diferença. Isso mexeu muito comigo pois me fez perceber que somos mais de 50 milhões de escoteiros no mundo e que estivemos reunidos nesse acampamento com o único objetivo de fazer um mundo melhor. Essa experiência aqui foi muito além de acampar e conhecer outras pessoas, é sobre compartilhar amor". 

 

A cerimônia de abertura do Jamboree realizada em 22 de julho contou com a participação do Embaixador Mundial do Movimento Escoteiro, o apresentador de TV britânico Bear Grylls, que inspirou a todos os participantes com seu discurso sobre como os escoteiros estão mudando a sociedade. "Temos a obrigação de ensinar valores para a juventude para que eles amem o nosso planeta, respeitem ao próximo, confiem em suas habilidades e vivam suas vidas com muita alegria", disse Grylls.

Além de ser uma experiência única para os jovens, o Jamboree Escoteiro também foi uma grande oportunidade para que os voluntários do Movimento Escoteiro vivessem momentos marcantes em suas vidas. Assim como para os jovens, os adultos também tiveram a oportunidade de aprender novas habilidades, fazer novas amizades e desenvolver seu crescimento pessoal em um ambiente de intercâmbio cultural e contato internacional.

 

Gilberto Gilvan Soares, de Garibaldi, foi um dos 127 voluntários brasileiros que participaram do evento acompanhando os jovens durante os doze dias de atividade. Escoteiro desde 2015 esse foi o primeiro acampamento mundial que participa. Giba, como é carinhosamente chamado pelos jovens conta que desde 2015, quando participou de seu primeiro acampamento escoteiro cogitava a possibilidade de participar de um evento em nível mundial. "Foram muitos sacrifícios, uma grande economia feita durante os últimos anos, mas agora 4 anos depois finalmente estou participando de um Jamboree Mundial," contou o voluntário.

O Jamboree também é fruto de um trabalho de mais de dois anos em que os jovens realizaram a venda de distintivos escoteiros, campanhas promocionais que auxiliaram no planejamento financeiro da viagem. Segundo o chefe Giba a experiência foi sido fantástica e a oportunidade de acompanhar seis jovens do nosso Grupo no acampamento tornou tudo ainda mais especial, "Eu lamento que tudo passe tão rápido, para os jovens parece que a ficha ainda não caiu que viveram tudo isso nos últimos dias. Eles trabalharam muito vendendo os distintivos, pipoca, grostolis entre outras coisas, nos últimos meses e mostraram que é possível se organizar para participar de um acampamento grande como esse. Espero que a ação deles inspire outros jovens a buscar participar também de um Jamboree Mundial", disse Giba.

 

Ao final do evento o Secretário Geral da Organização Mundial do Movimento Escoteiro, Ahmad Alhendawi, subiu ao palco e convocou a todos os escoteiros para levarem os ensinamentos do Jamboree Mundial de volta para os seus países de origem. "Os escoteiros construíram uma grande cidade fundada na unidade e compreensão. Vocês realmente deram o exemplo de como o mundo lá fora deveria ser", discursou Ahmad. O ex-Secretário Geral da ONU, Ban Ki-moon, também subiu ao palco e convidou a todos os escoteiros para o próximo acampamento mundial que será realizado em 2023 na Coréia do Sul. Ban Ki-moon encerrou o Jamboree lembrando a todos os presentes o papel de liderança e a responsabilidade diária de construir um mundo melhor, em especial com a promoção da paz e o desenvolvimento sustentável, "não temos um plano B porque não temos um planeta B".

 

Sobre o Jamboree Mundial Escoteiro

O Jamboree Mundial é o maior acampamento do Movimento Escoteiro e acontece a cada quatro anos em um país diferente. A reserva onde o acampamento aconteceu tem mais de 4,000 hectares de área em meio à natureza. São mais de 158 países de todo o mundo representados por mais de 36.000 jovens e 9.000 voluntários. Esta é a 24° edição do acampamento mundial, que aconteceu pela primeira vez em Londres, na Inglaterra, em 1920, há quase um século. 

Sobre o Escotismo 

O Escotismo é o maior movimento educacional jovem, que engaja milhões de jovens a  serem cidadãos ativos e criarem impacto positivo nas comunidades em que estão envolvidos. O Movimento Escoteiro acredita que, por meio da proatividade e da preocupação com o próximo e com o meio ambiente, é possível formar jovens empenhados em construir um mundo melhor, mais justo e mais fraterno. 

Sobre o Escotismo no Brasil

Os Escoteiros do Brasil contam com mais de 100 mil participantes em todo o país, dos quais 25 mil são voluntários adultos e nosso Grupo conta com 76 jovens e 18 adultos voluntários. Para se juntar como jovem é preciso ter entre 6,5 e 21 anos. Essa faixa etária compreende quatro ramos distintos: lobinho (6,5 aos 10), escoteiro (11 aos 14), sênior (15 aos 17) e pioneiro (18 aos 21).

A partir daí a atuação se dá como adulto voluntário, sem limite de idade.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais