Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Cooperativa Vinícola Garibaldi compartilha resultados com associados em Assembleia

por José Carlos Cichelero

​Tradicional encontro evidência compromisso com a transparência do negócio e o respeito com as famílias produtoras

Assembleia geral reuniu associados a Cooperativa Vinícola Garibaldi Crédito: Exata Comunicação, Bárbara Salvatti
Foto: Divulgação

Criada a partir da união de pequenos produtores rurais, 92 anos atrás, fortalecida por eles e comprometida com seu associado, a Cooperativa Vinícola Garibaldi compartilhou os resultados do negócio, referentes ao exercício das atividades em 2022, com a tradicional Assembleia Geral. O encontro ocorreu na manhã de 31 de março, na sede da Associação dos Motoristas de Garibaldi.

A pauta trouxe a memória dos objetivos alcançados ao longo do último ano, as conquistas consolidadas, os investimentos aplicados e as projeções para o futuro da Cooperativa. "Dessa forma, conseguimos perceber como nossas ações ajudam a transformar a vida das pessoas – associados, colaboradores, consumidores e comunidade. Ao mesmo tempo em que gráficos e indicadores ajudam a entender quem somos hoje, esses instrumentos são base para projetarmos quem seremos e onde chegaremos, juntos", disse o presidente Oscar Ló.

Nas últimas décadas, a Cooperativa Vinícola Garibaldi vem empreendendo uma série de investimentos que contemplam diversos setores. São ações pensadas para garantir a sustentabilidade do negócio, um movimento articulado estrategicamente para que também as pessoas do nosso círculo se beneficiem. "No campo, passamos por uma reconversão de vinhedos, aumentando a área de cultivo de variedades para a elaboração de espumantes. Junto com isso, o associado ganhou mais assistência para que técnicas de manejo e de cultivo também melhorassem a qualidade do fruto", lembrou. A tecnologia foi outro elemento adicionado ao dia a dia do produtor, facilitando a gestão no campo por meio de um aplicativo que permite o controle tanto da produção quanto dos equipamentos e insumos utilizados.

Da mesma forma, a Cooperativa Vinícola Garibaldi equipou a cantina para ampliar a capacidade de armazenamento com novos tanques e autoclaves. Depois de anos dedicados a melhorias no campo e de infraestrutura, chegou a vez, em 2022, de requalificar o enoturismo – uma atividade cada vez mais importante para criar vínculos duradouros com nossos consumidores e para criar novas receitas para a cooperativa. "O novo Complexo Enoturístico mostra a relação de valorização com nossa história – sedimentada na cultura da uva, do vinho e do espumante a partir de nossos fundadores, desde 1931 –, uma trajetória que temos alegria, prazer e orgulho em compartilhar com os visitantes", lembrou o presidente. As obras do Complexo Enoturístico transcorreram ao longo de 2022, permitindo a apresentação oficial das melhorias em janeiro deste ano.

 

Valorização às pessoas e compromisso com o futuro

A Assembleia Geral também foi oportunidade de compartilhar com os associados as ações adotadas pela Cooperativa Vinícola Garibaldi visando à sustentabilidade do negócio, que cumprem, na prática, os modernos conceitos de ESG - atendendo as áreas ambiental, social e de governança.

As ações de respeito ao meio ambiente vêm sendo aprimoradas a cada ano na Cooperativa Vinícola Garibaldi. Uma das mais avançadas diz respeito ao consumo de energia elétrica, toda ela gerada através de fontes 100% renováveis, com utilização de gás natural e placas solares. Em 2022, quase 65% da água utilizada na cooperativa foi reciclada, sendo tratada em ETE própria. A cooperativa também mantém parceria com a Associação de Logística Reversa de Embalagens para a coleta e reciclagem dos resíduos gerados por seus produtos.

Há outras iniciativas na área. Uma delas é o treinamento Programa Alimento Seguro (PAS), que já foi efetivado com 200 famílias para evitar a contaminação de alimentos desde a produção de uvas até a vinificação. As ações incluem também a regulagem de pulverizadores na aplicação de defensivos nas áreas de cultivo, de modo a não os espalhar para outros locais, a produção orgânica e biodinâmica e a instalação de microestações para gerar sistemas de alerta, hoje em fase de teste, entre outras iniciativas.

 

Social e governança

A área social é um importante foco para a cooperativa, afinal, seu modelo de negócio tem no interesse verdadeiro pela comunidade um de seus princípios. A Cooperativa também realiza diversas ações sociais, com destaque para o Dia C – projetos de apoio a causas sociais –, arrecadação de alimentos e doações através da Lei Rouanet, Lei de Incentivo à Cultura (LIC) e Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul (PISEG), além de outras atividades.

As regras para que a cooperativa alcance seus objetivos passam pelo planejamento estratégico, uma das principais bases da governança da empresa. Com o objetivo de "gerar valor fazendo bem feito" e buscar reconhecimento na produção de espumantes, a cooperativa qualifica o mix de produtos, busca tecnologia e inovação, fortalece as ações sustentáveis e desenvolve seu capital humano. "Todos esses movimentos que fizemos e estamos aplicando são, na verdade, investimentos nas pessoas. Assim, estamos garantindo a continuidade dos negócios no campo, trazendo mais remuneração aos nossos associados e colaboradores, enchendo com mais excelência as taças dos consumidores e trazendo mais dividendos e oportunidades para nossa comunidade", disse Ló.

A Assembleia Geral teve, ainda, espaço reservado para uma celebração litúrgica e encerrou com almoço de integração para os associados da Cooperativa Vinícola Garibaldi.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais