Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Sindicatos orientam agricultores sobre a contratação de mão de obra temporária para a safra da uva

Baixar Áudio Central de Conteúdos Rádio Garibaldi

Alojamentos, banheiros e contratos jurídicos estão entre os itens a serem observados

Foto: Exata Comunicação/Divulgação

Com mais uma safra da uva se aproximando, os produtores começam a se organizar também para a contratação de safristas para a colheita. E nesta temporada, as regras deverão estar mais severas, em função dos episódios verificados no início deste ano, de trabalhadores encontrados em situação análoga à escravidão num alojamento em Bento Gonçalves, no final do mês de janeiro.

Devido ao fato, muitas vinícolas tem oferecido orientação aos produtores, a fim de que toda a contratação de trabalhadores seja feita dentro das regras vigentes, evitando problemas futuros. O mesmo tem ocorrido com os sindicatos dos trabalhadores rurais, que já há alguns meses tem conversado com os associados e orientado sobre cada situação. Por isso, no último sábado, o Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Garibaldi recebeu em seu programa na Rádio Garibaldi o advogado Rudimar Aimi e Felipe Bremm, consultor de boas práticas da Cooperativa Aurora. Eles tem visitado produtores na região a fim de acompanhar a adaptação às novas regras.

Uma dica fundamental é que os agricultores que ainda não se organizaram devem imediatamente buscar a orientação junto a seu sindicato e ao escritório contábil. Os alojamentos e banheiros merecem atenção especial. deve haver um banheiro a cada dez pessoas. As camas devem ter distância de pelo menos um metro entre si, entre outras medidas.

O advogado Rudimar Aimi explica que o agricultor deve buscar a orientação para que não perca os benefícios para uma futura aposentadoria. Além disso, também será preciso conversar com uma empresa de medicina ocupacional. Outras informações junto ao sindicato de Garibaldi, no 3462-1128.

Ouça a entrevista com os dois profissionais clicando no link "Ouvir notícia".

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais