Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Perdas na safra de uva podem chegar a 50% devido às condições climáticas

Central de Conteúdos Rádio Garibaldi AM

Redução pode ser de cerca de 350 milhões de quilos

Geada de setembro foi um dos fatores responsáveis pela estimativa de perda
Foto: João Paulo Deluca/Arquivo

A Comissão Interestadual da Uva estima em 350 milhões de quilos a perda na safra de uva no Rio Grande do Sul. Essa quantidade é correspondente a metade da safra. Conforme levantamento preliminar, além da geada e do granizo, os agricultores têm dificuldades com a umidade excessiva, que os impede de pulverizarem os parreirais, deixando assim as uvas mais vulneráveis aos fungos.

Segundo o secretário de agricultura do maior produtor da fruta no Brasil, o município de Flores da Cunha, Jones Pirolli, ainda é cedo para lançar uma estimativa exata de perdas porque o levantamento da Emater e das seguradoras ainda está em andamento. Mas, somente em Flores da Cunha as perdas ultrapassam 50 milhões de quilos.

O Rio Grande do Sul produz pouco mais de 700 milhões de quilos de uva e a Comissão Interestadual estima que, assim como em Flores da Cunha, a situação geral no estado seja de perdas da ordem de 50% ao menos, ou seja, 350 milhões de quilos. Isso, contudo, não vai afetar muito o preço de vinhos, sucos e espumantes, porque na composição do preço das bebidas a uva corresponde a uma parcela entre 10% e 15%.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais