Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:00:00
Paz e Bem
12:10:00
 
 

Brotação das parreiras anima viticultores

Baixar Áudio por Denise Furlanetto
Foto: Divulgação

A brotação uniforme da uva tem chamado atenção dos viticultores da região. Está se iniciando um novo ciclo e esta brotação anima os produtores.

O técnico Agrícola da Cooperativa Vinícola Garibaldi, Evandro Bosa, diz que sim a fase das videiras de brotação está fantástica em todos os 17 municípios que a cooperativa têm associados. É claro que também o tempo precisa se comportar de maneira adequada até a colheita para se festejar um boa safra.

Se nenhum fenômeno atípico atingir a região, novamente a safra repetirá a qualidade de 2019/2020. O que contribuiu para isso foram os dias de frio para a dormência e após a umidade e dias de calor que ajudaram na brotação.

A brotação está bem uniforme nas uvas precoces, bem como as tardias.  O técnico agrícola diz que o produtor deve fazer a partir de agora a adubação.

Entrevista completa em ouça a notícia

Também o presidente do Sindicato Rural de Garibaldi, Boa Vista do Sul e Coronel Pilar, Luciano Rebelatto comentou sobre estas brotações das parreirais já permitem identificar uma excelente safra para o próximo ano, visto que já há uma brotação significativa e uniforme, com belos ramos sendo formados.

Luciano destaca ainda que é necessário que o clima se mantenha neste padrão, sem o registro de temperaturas muito baixas e geadas. Completa afirmando que a safra de 2020 já foi histórica para a região da Serra Gaúcha em termos de qualidade, porém, se o clima se mantiver nestas condições, favorecerá para termos uma safra de uva ainda melhor".


 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais