Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Viticultores devem observar calendário de poda, orienta consultor

Central de Conteúdos Rádio Garibaldi AM

Vitor Baldasso elaborou um roteiro com os melhores dias para poda em parreiras e frutíferas

Foto: João Dimas Garcia Maia/Embrapa

Os Sindicatos da Agricultura Familiar de Garibaldi, Boa Vista do Sul e Coronel Pilar e de Carlos Barbosa mantém uma parceria há cinco anos com a VittaBal Consultoria Rural, que elaborou um calendário com datas específicas para a realização de podas em parreiras e frutíferas. As datas foram estabelecidas na combinação do tempo com as fases da lua, explica o consultor Vitor Baldasso.

O calendário foi apresentado no último sábado, durante programa dos Sindicatos na Rádio Garibaldi e está disponível para os associados dos sindicatos com datas para a poda dos meses de julho, agosto e setembro deste ano.

Conforme Baldasso, os produtores que seguirem o que determina o calendário realizando a poda nos dias especificados terão excelente resultado. Ele assegura que a produção pode ter um crescimento médio de 30%. Ainda conforme Baldasso, o tempo nos próximos três meses será de temperaturas variadas, com períodos quentes, chuvosos e frios. As frentes frias de julho vão ser mais fracas que as de junho. A primeira frente fria se aproxima neste final de semana e outra está prevista para o final do mês, mas com menos possibilidade de geadas.

Já as frentes frias de agosto e setembro, quando chegarem ao continente, terão uma probabilidade maior de causar geadas na região serrana. Produtores em áreas mais baixas devem atrasar a poda das parreiras e quando podarem, orienta Baldasso, retardar ao máximo a poda do galho novo.

Os produtores que realizarem as podas conforme o que estabelece o calendário, terão a oportunidade de ganhar uma regulagem completa do turboatomizador e instalação de bicos novos da tecnologia de precisão e resultado. A VittaBal com seus estudos vem contribuindo no controle de doenças das parreiras, fazendo com que o viticultor tenha melhor qualidade da produção e menos gastos com agrotóxicos.

Confira a entrevista com o consultor Vitor Baldasso clicando no link "Escute a notícia".

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais