Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Prejuízo com a uva bordô em Coronel Pilar pode chegar a 50%

Baixar Áudio por Denise Furlanetto

O extensionista da Emater de Coronel Pilar, Adriano Ferrari, realizou um levantamento do prejuízo que a estiagem vem provocando nas parreiras. Segundo ele,  a variedade bordô que é a mais precoce é a mais prejudicada até o momento. A queda é de quase de 50% nesta variedade, a terceira  mais cultivada no município.

As outras variedades comuns terão o prejuízo minimizado se a previsão de chuvas para os próximos dias se confirmar. Domingo, por exemplo, enquanto outros municípios comemoram a chuva, mesmo em pequena quantidade, em Coronel Pilar foram pingos que atingiram o município que registrou 2mm de chuva, conforme Adriano.  No mês de dezembro, foram 15mm de chuva, conforme dados de Ferrari, na área central de Coronel Pilar. Nos meses de outubro, novembro e dezembro, a precipitação foi de 160mm, chuva total do mês de dezembro de 2020.

O milho é outra cultura que vem sendo prejudicada. Não é uma cultura expressiva, mas é usada para a subsistência da agricultura familiar. O milho é produzido para servir de alimentos aos animais. Uma alternativa é fazer silagem, mas é uma planta com pouca qualidade pela falta da umidade na planta. Outro problema que o município está enfrentando é a falta de água para os animais, principalmente aves em aviários. O município já pensa baixar um decreto de emergência devido a estiagem. Coronel Pilar também está enfrentando sérios problemas de focos de incêndio, devido a toda esta seca. Por enquanto não há falta de água para as casas, mas é solicitado que a população não desperdice.

(entrevista completa em escute a notícia)

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais