Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

CREAS de Vacaria desenvolve ações alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Baixar Áudio por João Pedro Minella
Foto: Divulgação

O dia 18 de maio é considerado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Para falar sobre o tema, a coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Vacaria, Rosi Paim Bonella, e o conselheiro tutelar, Vinícius Carraro, foram os convidados do Programa Temática desta segunda-feira, 16/05, que marca o início da semana de combate ao abuso com o tema “Faça bonito, proteja nossas crianças e adolescentes”.

Na oportunidade, Rosi comentou que a data instituída em 2000 tem o objetivo de trazer luz ao tema através de ações e campanhas de disseminação da informação e conhecimento tanto para os jovens quanto para os adultos. Segundo ela, os trabalhos desenvolvidos pelo CREAS devem ajudar, ainda, na descoberta de novos possíveis casos de abuso por meio de conversas com as crianças e adolescentes. A coordenadora ressalta que toda a rede pública e as escolas do município estão se mobilizando nesta ação.

O conselheiro tutelar Vinícius Carraro comenta que o material informativo adquirido foi pensado para auxiliar as crianças menores no entendimento do tema. Segundo ele, o objetivo é mostrar a rede de apoio às crianças, ao passo que, boa parte das vezes, o abuso começa logo na infância.

Em relação à punição aos que cometem crimes do tipo, Vinícius explica que, ao receber a denúncia, esta é encaminhada pelo conselho tutelar à Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, onde tem início a investigação e são realizados os demais procedimentos.

Vale ressaltar, ainda, a importância de denunciar casos de abuso às autoridades. Somente neste ano, foram realizados 25 atendimentos à jovens com idade entre 4 e 17 anos no município. O telefone para contato com a DPCA de Vacaria é o 3232.0777, sendo que é possível realizar denúncias de forma gratuita e anônima através do disque 100.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais