Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Secretário de Segurança Pública do RS diz que número de homicídios de fevereiro de 2023 foram menores

por Luiz Alberto Reis Neto

Segundo Sandro Caron os índices foram menores em relação ao mesmo período de 2023

Foto: Divulgação

Em entrevista na tarde desta sexta-feira (16) ao programa Gaúcha Mais, da Rádio Gaúcha, o Secretário da Segurança Pública do RS, Sandro Caron, comentou o aumento de 15% no número de homicídios em janeiro deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado.

Contudo, Caron argumenta que as medidas de curto prazo já têm surtido efeito no RS. Segundo ele, os números da segunda quinzena de janeiro e da primeira quinzena de fevereiro já foram menores em relação ao mesmo período de 2023.

— Temos medidas para o curto prazo e também para o médio e longo prazo. Tivemos o ingresso de mais de mil integrantes da segurança pública. A reestruturação no sistema prisional, somada ao aumento do efetivo, nos trará resultados efetivos e duradouros — completou.

Conforme relatório divulgado pela Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP-RS) na manhã de quinta-feira (15), os homicídios no RS aumentaram de 163 no período de 2023 para 187 no primeiro mês de 2024.

— Nossa linha de atuação visa impedir a ocorrência de homicídios, mas caso não consigamos, nossa abordagem é fornecer uma resposta rápida, como no caso de Pinhal, onde já temos um suspeito preso. Essa é uma resposta firme que precisa ser dada, pois não vamos tolerar impunidade — garantiu Caron.

De acordo com o secretário, o elevado número de homicídios no mês passado se deve à disputa pelo tráfico de drogas em diversas regiões do Estado.

— Em cada 10 homicídios, 8 ou 9 estão relacionados ao tráfico, mas isso não significa que todas as vítimas estejam envolvidas. Cada vida é importante — salientou.

Em relação aos números, o aumento foi significativo: foram 24 casos de homicídio a mais em janeiro deste ano no Estado. Segundo as forças de segurança, o crescimento foi registrado principalmente em três municípios gaúchos: Caxias do Sul, Passo Fundo e Pelotas. Segundo Caron, o município da Serra receberá uma atenção maior devido ao aumento nos indicadores de violência.

— Daremos atenção especial a Caxias, pois nas cidades mais populosas geralmente ocorrem os maiores números de homicídios. Devido ao tamanho da cidade, é naturalmente necessário prestar maior atenção — observou o secretário.

Texto: GZH

Foto: Eduardo Paganella/RBS TV

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais