Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

A importância de se manter o calendário vacinal em dia

Baixar Áudio por Leticia Nunes

Médica pediatra Cleusa Scipioni fala sobre o assunto

Médica Pediatra Cleusa Scipioni.
Foto: Rodolfo Tatim/Tua Rádio Cristal.

O melhor meio de se manter uma criança ou até mesmo um adulto saudável e livre de doenças é estar em dia com a vacinação. Nesse sentido, é que com o passar dos anos, o Brasil realizou diversos estudos e investimentos para que o calendário vacinal da população fosse disponibilizado, já que as vacinas comprovadamente são o melhor meio de estimular o corpo a estar imune a vírus, bactérias e micro-organismos.

A médica pediatra Cleusa Scipioni, destaca os reflexos da vacinação em nosso país. “Com relação às vacinas, não por acaso nós temos uma diminuição no número de óbito infantil, especialmente, até um ano de vida e isso tem muito a ver com a qualidade das vacinas que temos no Brasil”.

Cleusa ainda alerta sobre o fato de algumas doenças terem retornado ao país, como é o caso do sarampo, em que a nação era considerada livre da doença, até mesmo com certificado, porém, em virtude do relapso dos pais em não manter a vacina em dia, retornou e até mortes já foram registradas devido ao contágio.

“Vacinar é uma obrigação e hoje já temos municípios processando os pais que não estão vacinando. Então, esta jurisdição de que os pais são obrigados a vacinar seus filhos e assim não o fazem, não pensem que ela vai passar incólume, pois esta questão já é tratada como de saúde pública”, ressalta a pediatra.

Por fim, a médica deixa a dica de que os pais ou responsáveis tenham a sua devida organização, quanto a caderneta da criança já que todas as informações necessárias sobre o bebê, desde o seu primeiro dia de vida, ali estão registradas. “Fazer duas doses de uma mesma vacina não é o problema, o problema é atrasar ou até mesmo não realizar as doses obrigatórias”.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais