Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

SAMU Soledade faz avaliação positiva para o ano de 2023

por Carolina Giongo

Atualmente, o SAMU conta com nove profissionais disponíveis no município

Foto: Divulgação

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Soledade, SAMU, é essencial para os moradores, afinal, são os atendentes que saem dos seus plantões para prestar socorro a quem quer que seja. Atualmente, o SAMU conta com nove profissionais disponíveis no município: quatro técnicos, quatro condutores e uma enfermeira.

“Para nós foi um final de semana atípico, pois tivemos menos atendimentos do que o esperado, no entanto, na quinta e na sexta-feira foram muitas ocorrências registradas. Portanto, a nossa avaliação do feriado foi muito boa, com poucos atendimentos”, revelou a enfermeira responsável pelo SAMU, Bárbara Lúcia Voss.

De acordo com Bárbara, a grande maioria atendimentos são clínicos, ou seja, queda de pressão, AVC, hipoglicemia entre outros. “Resumindo, são ocorrências ligadas à falta de cuidado com a própria saúde. Mas não importa o tipo de chamado, a nossa equipe sempre está disponível 24h por dia”.

Fazendo uma retrospectiva do SAMU em 2023, foram ao total 1.156 atendimentos em Soledade. “Registramos uma média de três chamados por dia, só que tem vezes que não temos nenhuma ocorrência, em outras, chega a 10 chamados. O que chama a atenção é a grande quantidade atendimentos psiquiátricos como depressão ou tentativa de homicídio”, pontuou Bárbara.

Para 2024, as projeções são de continuar com as atividades desenvolvidas com a comunidade. “Continuaremos com o projeto SAMU nas escolas, onde mostramos para as crianças como funciona o nosso atendimento. Além disso, seguiremos com o planejamento de capacitar todos os professores da área da educação e todos os profissionais dos postos de saúde”, finalizou Bárbara.

Texto: Carolina Giongo/Tua Rádio Cristal
Foto: Nayam Franco/Tua Rádio Cristal

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais