Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Entidades lançam nota sobre a falta de medicamentos para UTIs de hospitais gaúchos destinados ao Covid-19

por Marcus Vinicius Prates de Souza

O kit entubação é essencial para os tratamentos aplicados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) destinadas aos pacientes afetados pela COVID-19. A falta de tais medicamentos afeta a eficiência dos tratamentos aplicados contra a doença.

Sede da FAMURS
Foto: Famurs.com.br

A Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul – FAMURS, entidade representante dos 497 municípios do Estado, e a Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Filantrópicos e Religiosos do Rio Grande do Sul, representante das 269 Santas Casas e Hospitais Filantrópicos gaúchos, vêm, através da presente manifestação externar à sociedade gaúcha e brasileira grave preocupação com os seguintes fatos:

A demanda pelos medicamentos que compõe o kit entubação utilizados nas UTIs destinadas aos pacientes do COVID-19 nos últimos 3 meses deste ano de 2020 já equivale a totalidade daquilo aplicado em todo o ano de 2019.

Ocorre que o acesso a tais medicamentos no mercado farmacêutico tem sido inviabilizado por duas causas principais, a primeira, a alta demanda, e, a segunda, os preços elevados.

É evidente que a gravidade deste problema está acentuada em razão da pandemia do novo coronavírus. Entretanto, deve-se observar que mesmo com o aumento da demanda de tais medicamentos, tratando-se de uma pandemia em escala global, torna-se injustificável o aumento dos preços. Não se pode aplicar, num panorama de grave crise sanitária e humanitária, conceitos econômicos comuns de elevação de preços. O momento exige sensibilidade social e econômica de todos os agentes que compõe o setor da saúde.

O kit entubação é essencial para os tratamentos aplicados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) destinadas aos pacientes afetados pela COVID-19. A falta de tais medicamentos afeta a eficiência dos tratamentos aplicados contra a doença.

Em dezenas dos hospitais integrantes da Federação das Santas Casas, Hospitais Beneficente, Filantrópicos e Religiosos do estado há falta dos medicamentos, afetando a saúde e ameaçando a vida dos pacientes.

Assim, a FAMURS e a FEDERAÇÃO DAS SANTAS CASAS E HOSPITAIS BENEFICENTES, FILANTRÓPICOS E RELIGIOSOS DO RIO GRANDE DO SUL manifestam, conjuntamente, profunda aflição com tal situação, e requerem à sociedade gaúcha e brasileira sensibilidade em relação a tal carência.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais