Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Fevereiro roxo: prevenção e diagnóstico de doenças crônicas

por Luiz Alberto Reis Neto

As principais doenças são lúpus, alzheimer e fibromialgia

Foto: Divulgação

Realizar exames preventivos e periódicos é de extrema importância, especialmente para a prevenção de algumas doenças. A campanha Fevereiro Roxo busca sensibilizar a população sobre a importância em diagnosticar três doenças crônicas: lúpus, alzheimer e fibromialgia.

“Mesmo essas três doenças sendo diferentes umas das outras, elas têm em comum o fato de não possuírem cura. Por isso é de extrema importância a realização do diagnóstico correto para que o tratamento seja feito de forma eficaz e segura. Além disso, a conscientização e o tratamento adequado proporcionam para quem tem a doença, a oportunidade de buscar uma melhor qualidade de vida”, explicou a médica Idanea Maceo Vega.

É necessário que as pessoas conheçam sobre cada doença. Conforme dra. Idanea, o Alzheimer é uma doença neurodegenerativa e progressiva, que acarreta a morte das células cerebrais, provocando o atraso cognitivo, nas capacidades de trabalho e nas relações sociais. O lúpus é caracterizado pelo distúrbio crônico na produção excessiva de anticorpos, o quer resulta em inflamações nos rins, pulmões, pele e articulações.

“Já a fibromialgia é uma doença reumatológica muscular, que afeta os músculos, as articulações, causando dores generalizadas, fadiga, distúrbios do sono, ansiedade e depressão. Além disso, alterações no sono, na memória e no humor também são sinais característicos. Raramente exames de laboratório ou de imagem irão diagnosticar essa doença. Ela será diagnosticada clinicamente”, informou a clínica geral.

Segundo dra Idanea, campanhas que têm as cores como foco ajudam para informar a população sobre doenças desconhecidas. “Prevenção, diagnóstico e combate de doenças crônicas, esse é o intuito. Fazer com que o paciente cuide da sua saúde. Ainda, é imprescindível que a pessoa tenha um sono adequado, pois o estresse desencadeia doenças que podem ser evitadas”.

Texto e foto: Carolina Giongo/Tua Rádio Cristal

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais