Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil aumenta possibilidade de cura

Baixar Áudio por Carolina Grotto Giongo

O câncer é a principal causa de morte entre pessoas de 0 a 19 anos.

Foto: Divulgação

O câncer é a principal causa de morte entre pessoas de 0 a 19 anos. O médico oncologista Pablo Santiago, coordenador do Centro Oncológico Infanto-juvenil do hospital São Vicente de Paulo, de Passo Fundo, conversou com a reportagem da Tua Rádio Cristal e trouxe mais esclarecimentos.

“O diagnóstico prematuro aumenta em 70% a 80% as chances de cura em crianças e adolescentes. O tratamento evoluiu bastante nas últimas décadas e hoje, já podemos fazer um tratamento específico para cada paciente. No entanto, vai depender da intensidade que a doença se desenvolve no organismo de cada um”, pontuou.

Segundo Pablo, alguns sintomas característicos facilitam a identificação do aparecimento da doença. “Em crianças ou adolescentes, é preciso ficar atento aos sintomas como o não ganho de peso ou a perda de peso repentina, dores ósseas, hematomas pelo corpo entre outros”, revelou.

Nos adultos, o câncer tem relação com o estilo de vida desenvolvido pelas pessoas. Dr. Pablo explicou que nas crianças, a doença tem relação com a expansão dos tecidos, por esse motivo, a importância do diagnóstico precoce.

Texto: Robson Santos/Tua Rádio Cristal

Foto: Diculgação/Internet

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais