Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Rotary Club Soledade Novos Tempos contribui para a erradicação da Poliomielite

Baixar Áudio por Marcus Vinicius Prates de Souza

Mesmo não havendo mais casos no Brasil, a vacinação continua sendo fundamental

Manoel Mário e Paulo Bortoluzzi
Foto: Paulinho Paes/Tua Rádio Cristal

Com o propósito de auxiliar os órgãos de saúde, em todas as suas esferas, o Rotary Club Soledade Novos Tempos vem realizando ações para que haja a erradicação da Poliomielite em todo o planeta.

Paulo Bortoluzzi, presidente do clube de serviço soledadense, destacou que são mais de três décadas, a nível internacional, que o Rotary, através de seus clubes espalhados pelo mundo vem trabalhando nesta campanha para a erradicação da paralisia infantil que deixou muitas pessoas com limitações físicas tendo que fazer uso de cadeiras de rodas e muletas, entre outros acessórios. “A um bom tempo não temos mais casos no Brasil, mas a vacinação continua sendo necessária, tanto é verdade que foi instituído o dia mundial e o dia municipal de combate à pólio”, destacou.

A Poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.

A vacinação é a única forma de prevenção. Todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas conforme esquema de vacinação de rotina e na campanha nacional anual.

Segundo Manoel Mário Silveira, integrante do Rotary Club Soledade Novos Tempos, ainda existe dois países onde a doença permanece endêmica, Afeganistão e Paquistão. “O Ministério da Saúde faz sua parte através da divulgação, os pais levam seus filhos para serem imunizados e nós auxiliamos financeiramente para que a doença possa, de fato, ser erradicada”, salientou.

Como resultado da intensificação da vacinação, no Brasil não há circulação de poliovírus selvagem (da poliomielite) desde 1990.

Ouça a entrevista com Paulo Bortoluzzi e Manoel Mário Silveira, na íntegra, no player de áudio acima.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais