Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Faça um ato de gentileza, doe sangue

Baixar Áudio por Marlusa Oliveira

Diante do Dia Nacional do Doador de Sangue, o assunto ganha ainda mais destaque pela relevância que abarca diante de um ato que pode salvar várias vidas

Adriana Salum Livinalli, responsável pelo laboratório hospitalar de Soledade
Foto: Rodolfo Tatim/Tua Rádio Cristal

Doar sangue é um ato de extrema relevância e uma única doação pode salvar várias vidas – este é um ponto que muitas pessoas já têm conhecimento, mas nem todos põe tal atitude em prática.

Por isso, uma das dificuldades encontradas momentaneamente é a escassez de doadores, sendo este um problema enfrentado a nível municipal e inclusive, nacional.

Em Soledade, a situação torna-se ainda mais preocupante pela necessidade das doações serem feitas no Hemocentro Regional de Passo Fundo, visto que para cada bolsa retirada por parte da Secretaria da Saúde do município, ao menos três doadores devem ser encaminhados para realizar a doação sanguínea e a reposição de estoque.

Sem contar ainda, que os tipos de sangue mais difíceis de serem encontrados são O+ e O-, conforme explica a responsável pelo laboratório hospitalar de Soledade, Adriana Salum Livinalli.

Adriana frisa que para entre outros fatores, ter disponibilidade para realizar a doação é um ponto que pesa bastante, visto que é necessário organização de tempo e comportamento alimentar para que as devidas precauções sejam tomadas na hora do ato.

Amparada pelo dilema todo dia é um lindo dia para salvar vidas, a agência transfusional do hospital de Caridade Frei Clemente fomenta tal iniciativa, reforçando-a ainda mais diante do Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado nesta quinta-feira, 25/11.

Podem realizar a doação pessoas saudáveis, com idade entre 16 (com consentimento do responsável) a 69 anos de idade e pesar acima de 50 kg. Há a necessidade ainda da apresentação de um documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo território nacional.

Não podem realizar a doação pessoas acometidas por hepatite após os 10 anos de idade; pessoas gripadas ou com febre; grávidas ou lactantes; infectados com AIDS, sífilis, doença de Chagas ou expostos a estas doenças; usuários de drogas; pessoas que fizeram tatuagem ou colocaram piercing há menos de 12 meses e pessoas que tiveram relação sexual com muitos parceiros nos últimos 12 meses.

Além do agendamento prévio, é necessário apresentar documento com foto para a doação de sangue. São aceitos carteira de identidade, carteira de habilitação, passaporte, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira profissional ou carteira de doador.

Para os doadores de Soledade interessados em realizar tal ato de compaixão e empatia, é necessário que a doação seja agendada com antecedência, através do telefone (54) 3311-5555.

Faça sua parte, seja um (a) doador (a) de sangue! Unidos somos mais fortes!

Ouça a notícia completa com Adriana Salum Livinalli no player acima. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais