Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Aplicação da terceira dose para Covid-19 começa em 15 de setembro no Brasil

por Mariana Teixeira

A primeira etapa irá vacinar idosos acima de 70 anos e imunossuprimidos

Foto: Divulgação

Conforme anúncio feito hoje pelo Ministério da Saúde, começará no dia 15 de setembro a aplicação da terceira dose para Covid-19 no Brasil. A nova etapa iniciará em idosos com mais de 70 anos e ainda em pessoas que têm o sistema imunológico comprometido.  O Ministério ainda vai antecipar na data já citada, a aplicação da segunda dose dos imunizantes das atuais 12 semanas para oito semanas. 

A decisão foi tomada devido ao aumento de infecções entre vacinados com as duas doses e de evidências científicas de que a proteção induzida pelos imunizantes cai ao longo do tempo. Nos Estados Unidos, Israel e Chile, por exemplo, a estratégia da terceira dose também já foi adotada. 

Segundo o anúncio, no dia 10 de setembro o Ministério da Saúde finalizará a distribuição de imunizantes para a aplicação da primeira dose em toda a população brasileira com mais de 18 anos, o que abrirá espaço para a antecipação e reforço vacinal e a partir do dia 15 de setembro, serão enviadas as doses de reforço para os imunossuprimidos – pessoas com câncer ou transplantados, por exemplo – que tenham tomado à segunda dose há pelo menos 28 dias e de idosos com mais de 70 anos que tenham tomado a segunda há pelo menos seis meses.

Inicialmente cada pessoa vai receber a mesma vacina que tomou nas duas primeiras doses. O Ministério da Saúde estudará a possibilidade de imunização cruzada entre as vacinas da AstraZeneca e Pfizer.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais