Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Hospital Frei Clemente de Soledade paga parte de salário de servidores e corpo clínico

por Marcus Vinicius Prates de Souza

Saúde financeira de hospitais se agrava diante da falta de repasses

Falta de repasses adoece as casas de saúde
Foto: Marcos Vinícius/Rádio Cristal

A crise econômica no Estado tem agravado a cada mês a saúde financeira de hospitais filantrópicos e santas casas. O atraso de repasses tem obrigado as administrações a enxugarem o quadro de funcionários e reduzirem ou cancelarem alguns atendimentos.

Os hospitais gaúchos que dependem de recursos oficiais para sobreviver estão agonizando. A crise nas instituições que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado é como uma doença terminal. Entubadas na UTI, muitas respiram por aparelhos, à espera de uma cura que parece cada vez mais distante.

Com dívidas relativas a bancos, fornecedores, tributos, salários e encargos trabalhistas, as instituições estão, uma a uma, tendo de readequar o atendimento a novos padrões orçamentários, em razão da queda dos repasses governamentais. Realidade que não é diferente no Hospital de Caridade Frei Clemente de Soledade.

Conforme Sebastião Avani dos Santos, presidente da casa de saúde soledadense, as adequações são necessárias para manter a casa de saúde de portas abertas. Avani abordou a questão dos repasses do governo estadual e o pagamento de 65% do salário de março aos funcionários e corpo clínico do nosocômio.

A crise nos hospitais não é de hoje. Segundo administradores hospitalares e gestores públicos, a criação do SUS, em 1988, determinando a universalização do atendimento sem ampliar proporcionalmente a estrutura de saúde foi o primeiro de uma série de equívocos cometidos ao longo dos anos, uma ferida ainda aberta, que causa a hemorragia de recursos.

Ouça a entrevista com Sebastião Avani dos Santos, na íntegra.

 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais