Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Coordenadora da Base do Samu Soledade esclarece dúvidas referentes aos atendimentos

Baixar Áudio por Marlusa Oliveira

Segundo ela, são duas as perguntas que se respondidas corretamente auxiliam no processo de atendimento, onde aconteceu o acidente/fato e o que aconteceu

Foto: Arquivo/Tua Rádio Cristal

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Samu de Soledade busca realizar um serviço célere e profissional, por meio de profissionais qualificados e especializados, sendo coordenado no Brasil todo pela Central de Atendimentos, localizada em Porto Alegre.

Uma das dúvidas porém, pertinentes a população diz respeito a questionamentos pontuais em torno de atendimentos telefônicos. Neste sentido, a enfermeira coordenadora do Samu em Soledade, Andressa Portela, salienta que as ligações são inicialmente direcionadas a Central em Porto Alegre e posteriormente direcionadas as bases do serviço, distribuídas em inúmeros municípios pelo país todo.

Segundo ela, são duas as perguntas que se respondidas corretamente auxiliam no processo de atendimento, onde aconteceu o acidente/fato e o que aconteceu, ou seja, a localização e o que de fato ocorreu no local devem ser respondidos de modo breve e objetivo, garantindo a triagem do atendimento e posteriormente a destinação dos profissionais para os referidos locais.

Andressa lembra que até o momento foram seis acidentes registrados na BR 386 em 2022 e alguns casos de pacientes acometidos pela Covid-19, atendidos pelos profissionais de Soledade. No ano de 2021 houve um acréscimo de 12% quanto aos números registrados.

A enfermeira menciona ainda que um serviço compartilhado é prestado em consonância com a Corporação de Bombeiros, justificando muitas vezes o direcionamento de tais profissionais de forma mais rápida que o Samu, isso porque os profissionais dos bombeiros não possuem uma central reguladora, locomovem-se de modo autônomo, diferente do que é evidenciado à nível dos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

“Cada serviço prestado leva em conta uma série de peculiaridades, possibilitando a obtenção de parâmetros completos e complexos que atenda a população que tanto necessita, pois um minuto equivale a uma hora no momento de desespero”, finaliza Andressa.

Ouça a notícia completa no player acima. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais