Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Secretaria da saúde de soledade adquire equipamento para garantir exame ginecológico mais detalhado

por Marcus Vinicius Prates de Souza

Equipamentos darão maior qualidade e conforto no atendimento à mulher soledadense

Pensando na qualidade da saúde da mulher, a secretaria municipal da saúde de Soledade adquiriu um novo equipamento para garantir exames ginecológicos mais detalhados, desta maneira oferecendo a prestação de um exame com mais qualidade e realizado de forma gratuita para as mulheres do município.

Nesta quarta-feira, 22/07, o prefeito Paulo Cattaneo e a vice-prefeita, Marilda Borges Corbelini, estiveram junto ao SUS central, na presença do secretário de saúde, Diego Vidaletti e das enfermeiras, Maíra Batista da Silva, coordenadora da atenção básica em saúde e ações em saúde, e Roceli Brum Cattani, inauguraram simbolicamente os novos equipamentos da sala da ginecologia, sendo um Colposcópio e uma Cadeira Ginecológica Elétrica, naquele local.

Marilda ressaltou que como mulher, entende a necessidade de um trabalho preventivo e ativo na saúde da mulher. “São equipamentos que devemos investir, pois o município deve ser o maior incentivador no cuidado e na prevenção de doenças, como o câncer no colo do útero”, disse.

A Enfermeira Maíra Batista da Silva destacou que os aparelhos já vêm sendo utilizados desde o início de 2020, e são de extrema qualidade e necessidade. “É um aparelho de maior resolutividade, o que permitirá avaliar o paciente e oferecer um diagnóstico mais preciso” pontuou.

A colposcopia é um exame realizado pelo ginecologista para avaliar a vulva, vagina e colo do útero de maneira detalhada. O colposcópio é uma espécie de binóculo que ilumina e amplia a visão da região, identificando possível lesão, onde está localizada, qual sua extensão e se a natureza é benigna (ou inflamatório), pré-maligna (com possibilidade de evoluir para um câncer) ou maligna. Além disso, o exame pode ser utilizado para detectar e avaliar outros tipos de problemas, tais como: verrugas genitais no colo do útero (causadas, na maioria das vezes, pelo vírus HPV), cervicite (inflamação do colo do útero), pólipos benignos (crescimentos irregulares de tecidos), dor pélvica e sangramento.

Além do equipamento adquirido pelo município, com recursos próprios, a sala da ginecologia conta com uma nova Cadeira Ginecológica Elétrica, oriunda do Governo do Estado. Esta cadeira oferece toda a funcionalidade necessária, além disso, a cadeira é de fácil acesso, mesmo para as pacientes que possuam alguma deficiência física.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais