Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
19:00:00
A Voz Do Brasil
20:00:00
 
 

Maio vermelho: campanha de conscientização contra o câncer de boca

Baixar Áudio por Carolina Grotto Giongo

A campanha visa alertar a população sobre os fatores de risco, sintomas, a importância do diagnóstico precoce e da prevenção

Foto: Divulgação

O mês de maio tem como referência a cor vermelha e diz respeito à conscientização sobre o câncer de boca. A campanha visa alertar a população sobre os fatores de risco, sintomas, a importância do diagnóstico precoce e da prevenção. Além disso, a iniciativa do maio vermelho objetiva que as pessoas se mantenham alerta a quaisquer sinais de feridas e lesões nos lábios e na boca. 

“Essa campanha é de extrema importância porque, a partir do diagnóstico precoce, é possível descobrir a doença antes e o tratamento pode ser mais específico e eficaz. O câncer de boca e grande parte dos casos é diagnosticado apenas quando a condição já está avançada”, revelou a dentista Elen Vidaleti. 

De acordo com a profissional, o câncer de boca pode ser causado por diversos fatores, como o tabagismo ou o consumo excessivo de álcool. “Nós sempre falamos que o cuidado começa pela boca, por isso, é importante adotar hábitos saudáveis. A consulta de rotina, de preferência a cada seis meses é o indicado, além de manter hábitos saudáveis como não fumar, evitar bebidas alcoólicas em excesso e realizar a escovação no mínimo três vezes ao dia”, destacou.

Assim como os outros tipos de câncer, o bucal pode levar a pessoa a óbito. “Isso ocorre porque a grande maioria dos diagnósticos são feitos quando a lesão já atingiu um estágio avançado e, por vezes, a quimioterapia e a radioterapia não resolvem. Dessa forma, a prevenção e o diagnóstico precoce são as melhores alternativas”, finalizou Elen.

 

Texto: Carolina Giongo/Tua Rádio Cristal

Foto: Freepik

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais