Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

CEREST/SERRA organiza ação no Dia Mundial de Combate às LER/DORT

por Ivan Sgarabotto
A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria da Saúde – Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Serra (CEREST/Serra), em parceira com o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região, promove neste sábado (28.02) um encontro entre entidades e população para orientação e prevenção das Lesões por Esforços Repetitivos e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT). A ação acontecerá na Praça Dante Alighieri, às 9h. Em caso de chuva o evento será cancelado.

O dia 28 de Fevereiro é o Dia Mundial de Combate às LER/DORT e é utilizado para difundir informações sobre estes distúrbios. Foram convidados representantes do Ministério do Trabalho, Ministério do Trabalho e Emprego, Justiça do trabalho e outros sindicatos, além das entidades que participam do Conselho Gestor do CEREST/Serra.

Os distúrbios Osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT) podem atingir várias estruturas do nosso corpo como músculos, tendões, nervos e líquidos que facilitam os movimentos das articulações. Entre os fatores que contribuem para o desenvolvimento desses problemas estão a alta repetitividade de movimentos, ritmo de trabalho intenso e acelerado, móveis e equipamentos incômodos (postura inadequada), ausência de pausas, jornada prolongada, cobrança contínua por produtividade, exposição ao frio e exposição a vibrações.

Os sintomas decorrentes das LER/DORT variam bastante de acordo com cada situação, mas o mais comum e inicial é a dor. Podem ocorrer sensação de formigamento, fisgadas, alteração de sensibilidade e fraqueza muscular. Essas lesões podem comprometer a região cervical, ombros, cotovelos, punhos e mãos, além da coluna lombar e joelhos.

Em caso de existir algum destes sintomas, mesmo seguindo as recomendações abaixo, o trabalhador deve procurar um médico. Conforme a fisioterapeuta do CEREST/Serra, Ida Marisa Straus Dri, reconhecer o distúrbio e suas causas, tratando precocemente os sintomas pode-se evitar que estas lesões se tornem crônicas e necessitem de tratamentos mais agressivos, como cirurgias. 


Saiba como prevenir as LER/DORT:

Conhecer bem suas tarefas e equipamentos de trabalho;
Buscar autonomia do seu próprio ritmo de trabalho;
Realizar rodízio de atividades e revezamento com colegas;
Não permanecer na mesma posição por muito tempo;
Realizar pausas para descanso durante as jornadas de trabalho;
Controlar a temperatura, ruídos, iluminação e outros fatores externos que possam ser fontes de agressão à saúde;
Buscar posturas adequadas no trabalho com melhorias de mobiliário e equipamento.
Conversar com colegas e supervisores sobre os problemas e soluções para melhorar o ambiente de trabalho.

Assessoria de Comunicação - Secretaria da Saúde

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais