Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Queda: problema recorrente na rotina dos idosos

Baixar Áudio por Carolina Grotto Giongo

Trata-se da principal causa de traumas e acidente doméstico mais comum

Foto: Divulgação

Com o passar dos anos, as pessoas perdem alguns reflexos, o que pode resultar em lesões. Isso geralmente está relacionado com as quedas, que são mais frequentes com as pessoas de idade mais avançada.

A enfermeira padrão da Secretaria da Saúde de Soledade, Andressa Portella, relatou que ao pesquisar alguns artigos, dados relevam que cerca de 30% dos idosos no Rio Grande do Sul sofrem queda. “Os idosos tem caído mais e o que acontece de fato, é que esse idoso após a queda tem a chance maior de óbito ou dificuldades de locomoção”, destacou.

Quando os pacientes são da faixa dos 80 anos, se considera a idade maior risco para quedas. “Então, ele vai precisar de uma atenção dos familiares, assim como, ficar mais suscetível a algumas doenças e também se tiver um risco cirúrgico ele vai estar comprometido”, completou a enfermeira.

Na maioria das vezes os idosos caem, são atendidos pelo SAMU e encaminhados ao Hospital de Caridade Frei Clemente (HCFC). Em alguns casos, após cirurgia, o paciente não consegue se restabelecer. A enfermeira relatou que muitos idosos já foram atendidos nas Unidades de Saúde do município com dificuldades pós-cirurgia.

As lesões mais frequentes são no quadril, o que geralmente resultam em cirurgias complexas. Os principais fatores que podem estar relacionados: levantar rápido da cama, dificuldades de locomoção, problemas de visão, medicamentos antidepressivos, tapetes, entre outros. “O idoso precisa de um acompanhamento na Unidade de Saúde, pois, existem protocolos de avaliação do paciente físico e mentalmente”, explicou Andressa.

Para evitar tais riscos, a enfermeira orienta que os familiares ou cuidadores colocarem vasilhas para os idosos fazerem suas necessidades, ter luz próxima à cama e uma atenção especial. “Se o idoso tiver uma atividade, além de fortalecer os músculos e fará com que ele se levante melhor e tenha uma locomoção mais adequada”, concluiu.

Texto: Betinho Reis/Tua Rádio Cristal

Foto: Marcos Vinícius de Souza/Tua Rádio Cristal

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais