Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Descartado surto de Meningite em Soledade

por Marcus Vinicius Prates de Souza

Grupos prioritários receberam vacinas contra gripe e HPV, outros receberão no dia 28/07, as doses contra Hepatites Virais

O dia 27/04, marcou o início da vacinação contra gripe em Soledade e todo o Rio Grande do Sul. Por algumas vezes a campanha foi prorrogada, e teve o dia 09/05 como o Dia D.

Inúmeras pessoas dos grupos prioritários, como crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos, gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, e doentes crônicos com recomendação médica (pessoas com problemas respiratórios, cardíacos, com baixa imunidade, entre outros), receberam sua vacina.

No entanto, a meta estabelecida pelo governo federal não foi atingida, diante disso, após o término da campanha, a vacina foi colocada à disposição de toda a comunidade, mesmo assim a procura contínua pequena.

Outra vacina aplicada foi a do HPV, neste ano foi oferecida para meninas de 9 a 11 anos e, em 2016, será para aquelas que completam nove anos.

A vacina utilizada é a quadrivalente, que confere proteção contra quatro subtipos (6, 11, 16 e 18) do HPV, dos quais dois (subtipos 16 e 18) são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo mundo.

Usada como estratégia de saúde pública em 51 países, a quadrivalente é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e tem eficácia de 98% contra o vírus HPV.

A vacinação é o primeiro de uma série de cuidados que a mulher deve adotar para a prevenção do HPV e do câncer do colo do útero. Ela não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais.

Quanto ao provável surto de Meningite, Marina Piovesan, coordenadora da vigilância epidemiológica do município, foi enfática em dizer que Soledade está livre dessa situação, que não há motivos para preocupação.

Por fim, está prevista para o dia 28/07, a vacinação contra as Hepatites Virais, em decorrência do dia mundial de combate a doença.

Porém, conforme informações prestadas por Mariana, foram disponibilizadas poucas doses para Soledade, com isso haverá a necessidade de priorizar um grupo a ser vacinado, e a prioridade será as crianças e as gestantes.

Ouça a entrevista com Marina Piovesan.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais