Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Rotary Clube Novos Tempos de Soledade reforça a importância da campanha de multivacinação contra a poliomielite

Baixar Áudio por Marlusa Oliveira

Dia 24/10 é considerado o dia mundial de combate à doença, mas ações são desenvolvidas durante todo o ano como forma de prevenir e conscientizar a população sobre a gravidade do assunto

Paulo Bortoluzzi, coordenador de projetos do Rotary Clube de Soledade e Cleusa Salete Scipioni da Rocha, pediatra em Soledade
Foto: Paulinho Paes/Tua Rádio Cristal

A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que pode infectar crianças e adultos, sendo que em casos mais graves, pode acarretar paralisia nos membros inferiores. A vacina contra a doença é por isso, a única forma de prevenção e todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas, conforme aponta a Organização Mundial da Saúde.

No Brasil, desde 2016 o esquema de vacinação contra a doença é disponível nas unidades básicas de todo o país, ao qual prevê a aplicação de três doses aplicadas por meio de injeção contra a doença, no segundo, quarto e sexto mês de vida da criança. O reforço deve ser aplicado dos 15 aos 18 meses e também aos cinco anos de idade feito por meio da vacina oral contra a poliomielite, conforme aponta a OMS.

Para continuar fomentando a prevenção e a erradicação da doença, o Rotary Clube Novos Tempos incentiva desde 1979 a campanha de multivacinação contra a poliomielite, realizando ações de cunho social, voltadas para a conscientização da gravidade da doença e importância da vacinação.

Paulo Bortoluzzi, coordenador de projetos do Rotary Clube de Soledade explica que todos os anos tradicionalmente são realizadas lives para arrecadação de fundos, que mais tarde são revertidos na realização de ações para o combate da doença.

Neste ano não será diferente, visto que uma live será realizada em conjunto com “Os Monarcas” no dia 24/10, dia mundial de combate à poliomielite, data estabelecida pelo Rotary Internacional para celebrar o nascimento de Jonas Salk, líder da primeira equipe que desenvolveu uma vacina contra a doença.  

Conforme Bortoluzzi, esta é uma forma de ressaltar a relevância da data.

A pediatra Cleusa Salete Scipioni da Rocha destaca que a doença tem vínculo com os processos básicos de higiene e por isso a necessidade dos pais estarem atentos aos cuidados higiênicos das crianças, bem como vistoriar as cadernetas de vacinação destas, não deixando de vacinar seus filhos contra esta e tantas outras doenças que acometem a saúde das crianças.

Ouça a notícia completa no player acima.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais