Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Reunião discute futuro da Clínica Nefrológica de Soledade

por Nayam Franco

Encontro discutiu meios de continuar com a atuação da Clínica na região

Cliníca não sabe até quando estará com as portas abertas (Foto: Nayam Franco/Rádio Cristal)
Foto: Divulgação

A situação na Clínica Nefrológica de Soledade não é fácil, tanto é, que a Clínica está cogitando o fechamento. Porém, o fechamento geraria transtorno para as 43 pessoas da região que fazem tratamento de hemodiálise na instituição que precisariam ser movidas para outros municípios. Os mais próximos sofrem da superlotação sendo que em Passo Fundo não há vagas e Lajeado há somente 8 vagas para o tratamento.

Em meio a isso, uma reunião para discutir o desfecho da Clínica foi realizada em Soledade, na terça-feira, 19/05, e contou com a presença da maioria dos secretários dos 16 municípios da região que utilizam dos serviços da empresa. A reunião tentou auxiliar a Dra. Fabiane Fogaça, responsável pela Clínica, em descobrir meios para manter a clínica.

Como proprietária não quero mais, quero continuar trabalhando pois amo o que faço, mas só como médica, afirmou a Doutora. Fabiane falou ainda que a única alternativa para o fechamento não acontecer, seria um hospital da região se apropriar da Clínica.

Após muito debate, os secretários dos municípios ficaram de acordo em analisar os contratos e planilhas, falar com seus respectivos prefeitos e agirem em prol da Clínica continuar em funcionamento. Como empresa privada, a Clínica não pode receber de incentivos públicos exceto se o executivo encaminhar um projeto de lei que defere um incentivo a esta empresa.

Na reunião, o Hospital Frei Clemente, por meio de sua presidente, recusou a proposta inicial de anexar a Clinica ao Hospital. Já a Vereadora do Município de Espumoso, que estava presente na reunião, Sonia Dolci, explicou que o Município teria o interesse em possuir a nefrologia. O anexo da Clínica no Frei Clemente passaria o Hospital de média para alta complexidade, que, por coincidência, é o que deseja a diretoria da casa de saúde.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais