Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Automedicação: os perigos em tomar remédios por conta própria

Baixar Áudio por Carolina Grotto Giongo

O uso de medicamentos de maneira incorreta pode trazer consequências graves e, em alguns casos, até irreversíveis

Foto: Divulgação

Muitas pessoas possuem uma pequena farmácia em casa. Na caixinha tem remédios para dor de cabeça, enjoo, gripe entre outros. No entanto, o uso de medicamentos de maneira incorreta pode trazer consequências graves e, em alguns casos, até irreversíveis.

“O grande problema da automedicação são os riscos à saúde, e um deles é a intoxicação. Se a pessoa tomar a dose errada, pode causar dependência desse remédio, além dos efeitos colaterais e das alergias. Quanto um paciente toma uma medicação sem consultar o profissional, pode atrasar o diagnóstico de uma doença ou mascarar algum sintoma e agravar a doença”, relatou a dra, Cassieli Paludo Colombo.

Outra orientação trazida pela médica é não ir atrás do que deu certo para o vizinho ou amigo. “É importante entender que cada pessoa tem seu organismo individualizado, ou seja, a reação é diferente em cada um. Todos os medicamentos absorvem em algum lugar do corpo e se tomado de forma errada, pode se agravar com o tempo”, esclareceu Cassieli.

Ainda, dra Cassieli alerta que a automedicação deve ser cuidada, especialmente, em crianças e idosos. “Nas crianças, é primordial cuidar a dose e não medicar em casa, pois uma dosagem a mais pode piorar o quadro. Já em idosos, o cuidado é com a mistura de medicamentos. Muitas vezes, eles querem sanar uma determinada dor e acabam por tomar tipos de remédios que não podem ser ingeridos juntos e isso pode causar consequências graves”, destacou.

Texto: Carolina Giongo/Tua Rádio Cristal

Foto: Arquivo Tua Rádio Cristal

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais