Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Programa de Domingo
19:00:00
 
 

Hemoterapia do HSVP alerta sobre importância da doação de sangue nas férias

por Marlusa Oliveira

É válido lembrar que o HSVP de Passo Fundo também recebe pessoas de Soledade para doações sanguíneas, por isso a importância da orientação em destaque para os munícipes locais

Foto: Assessoria de Imprensa do HSVP de Passo Fundo

No período em que grande parte da população está em férias, o número de doações registradas no Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo acaba reduzindo. Para manter os estoques em estado regular, são necessárias 80 doações diárias. Porém, nos meses de janeiro e fevereiro, há uma queda de 40%, o que impacta diretamente a demanda transfusional do HSVP, que é uma Instituição referência para o atendimento de casos de alta complexidade. 

A doação de sangue é um ato simples e seguro, onde um doador pode salvar a vida de até quatro pessoas. Além disso, são extraídos do sangue componentes e derivados, essenciais para outros tipos de atendimentos, como transfusões, onco-hematologia e tratamento de doenças infecciosas. "Com esse período em que tivemos um aumento no número de casos de Covid-19 e Influenza entre a população em geral, é importante reforçar que, as pessoas que apresentam sintomas, ou tiveram contato com alguém infectado, fiquem em casa. Mas, aqueles que estão saudáveis e podem fazer a doação, são essenciais para nós, que contamos diariamente com a ajuda da comunidade", reforça a gestora e responsável técnica do Serviço de Hemoterapia do HSVP, Dra. Cristiane Rodrigues de Araújo. 

Requisitos para doar sangue na Hemoterapia do HSVP: 

- Portar documento com foto;

- Idade entre 16 e 69 anos, sendo que menores de idade somente mediante autorização dos pais autenticada em cartório;

- Ter peso superior a 50 kg;

- Não estar em jejum;

- Ter tido uma boa noite de sono.

Horário de atendimento:

O Serviço de Hemoterapia do HSVP fica localizado na Rua XV de Novembro, 485, no 5° andar do prédio da Radioterapia. O atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h, sem fechar ao meio-dia, e em um sábado do mês mediante agendamento de grupos. 

Fonte: Assessoria de Imprensa do HSVP de Passo Fundo. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais