Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Campanha de Prevenção ao Câncer de Colo de Útero será realizada neste sábado em Soledade

Baixar Áudio por Marcus Vinicius Prates de Souza

Unidade de saúde do centro será o único local que não terá atendimento

Enfermeira coordenadora da ação demonstra preocupação com o interesse das mulheres
Foto: Marcos Vinícius/Tua Rádio Cristal

Se por um lado, o câncer de colo uterino é muito frequente, por outro a sua prevenção é facilmente feita através do famoso exame de Papanicolau, também chamado de exame preventivo de câncer ou exame citopatológico do colo uterino. 

Com este pensamento, no dia 17 de agosto, das 8h às 11h30min e das 13h até às 16h a Secretaria da Saúde irá realizar a Campanha de Prevenção ao Câncer de Colo de Útero.

O foco da Campanha são mulheres em idade fértil e principalmente aquelas entre 25 a 59 anos, no entanto se dará atenção para todas aquelas que iniciaram sua vida sexual, após um ano de relações.

Os locais de ação serão as Unidades de Saúde nos bairros, Ipiranga, Fontes, Missões, Primavera, São Bom Jesus e Expedicionário, não havendo atendimento no SUS Central.

Maíra Batista da Silva, enfermeira coordenadora das ações em saúde da secretaria municipal da saúde do município destacou que houve uma sensível diminuição na realização do exame entre as mulheres soledadenses, antes algo em torno de 2500, hoje apenas 2000.

O exame de Papanicolau (hoje chamado de exame citopatológico convencional) é realizado através da coleta de secreção cérvico-vaginal contendo células da mucosa do colo uterino e da vagina com uma pequena espátula ou escova e colocando este material em uma lâmina de vidro (esfregaços), imediatamente fixada em álcool e posteriormente encaminhada ao laboratório aonde é analisada no microscópio. 

O material coletado é enviado para o laboratório conveniado do SUS no município e posteriormente para outro laboratório de Porto Alegre, por este motivo, o resultado só será conhecido entre 40 e 50 dias.

Maíra destacou ainda de que neste ano de 2019, Soledade teve quatro resultados de exames com baixo grau e, de médio e alto grau, outros dois casos que foram encaminhados para o serviço de referência do município.

Ouça a entrevista com Maíra Batista da Silva, na íntegra, no player de áudio acima.

 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais