Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:00:00
Um Olhar Diferente
12:10:00
 
 

Hospital de Soledade tem 4 novos leitos da UTI Covid-19 habilitados pelo governo estadual

Baixar Áudio por Marcus Vinicius Prates de Souza

A habilitação dos leitos tem validade por 90 dias, com possibilidade de prorrogação

Casa de saúde soledadense busca ser referência no Estado
Foto: Tua Rádio Cristal

Recentemente o governo do estado do Rio Grande do Sul habilitou 78 novos leitos de UTI adulto para atendimento de pacientes infectados pelo Coronavírus, a Covid-19, em 12 hospitais de diversas cidades gaúchas, entre eles o Frei Clemente de Soledade, que teve mais quatro leitos habilitados.

Béto Rocha, presidente da casa de saúde soledadense, lembrou que me um primeiro momento o hospital teve seis leitos habilitados para este atendimento específico, por um período de trinta dias, e que após vencido este prazo, passou a ser renovado a cada 30 dias. “Ao final destes primeiros 90 dias muitas UTI’s que foram credenciadas tiveram o contrato encerrado, no entanto o Frei Clemente continuará renovando, no mínimo, até o mês de novembro de 2020, conforme informado no Diário Oficial do Estado”, informou.

No entanto, mesmo com a renovação dos leitos já existentes, o governo estatual entendeu, através de sua secretaria de saúde, que deveria contemplar o hospital soledadense, com mais quatro leitos de UTI Covid-19, totalizando neste momento, 10 leitos habilitados. “Nossa UTI tem sido referência no Estado desde o começo pelo alto índice de capacidade e qualidade do atendimento. É uma vitória, pois outros centros maiores tiveram suas UTI’s fechadas”, destacou Béto Rocha”

Com a experiência conquistada junto a UTI do Frei Clemente, a diretoria do nosocômio entrou com um pedido, junto a 6ª Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Passo Fundo, para a instalação definitiva da UTI adulto, para tanto, foram apresentados os projetos arquitetônicos, físico e estrutural que estão sendo analisados. “Temos todos os equipamentos e também profissionais que já vem trabalhando e adquirindo experiências de trabalho em unidades de tratamento intensivo”, enfatizou Rocha.

Na próxima terça-feira, 20/10, a direção do hospital Frei Clemente realizará a inauguração de seu novo tomógrafo, equipamento este que dará mais qualidade no atendimento dos pacientes, inclusive os da UTI Covid-19.

O recurso para o custeio dos quatro novos leitos, de aproximadamente R$ 1 milhão, pago pelo governo do estado, em parcela única, conforme Béto Rocha, dará para cobrir todas as despesas e empatar financeiramente. A habilitação dos leitos tem validade por 90 dias, com possibilidade de prorrogação.

Ouça a entrevista com Carlos Alberto Rocha, na íntegra, no player de áudio acima.    

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais