Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Segunda fase da vacinação contra a gripe iniciará nesta quinta-feira em Soledade

por Marcus Vinicius Prates de Souza

Profissionais das forças de segurança, portadores de doenças crônicas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo são os próximos a receber a imunização

Enfermeira deu detalhes sobre a vacinação contra a gripe
Foto: Ascom PMS

A secretaria municipal da saúde de Soledade divulgou na manhã desta quarta-feira, 15/04, o início da segunda fase da vacinação contra a gripe Influenza, o H1N1.

Marina Piovesan, enfermeira responsável pela vigilância epidemiológica do município, primeiramente divulgou os números da etapa anterior onde foram imunizados os idosos e os trabalhadores na saúde.

Conforme a profissional foram vacinados 3.971 idosos, atingindo 96% destes, e 490 profissionais que trabalham na saúde, obtendo um índice de 88%, com isso atingindo a meta preconizada pelo Ministério da Saúde. Foi salientado ainda de que a vacinação para estes grupos terá sequência até o final da campanha.

Sobre a próxima etapa da campanha, foi informado pela enfermeira Marina, de que a mesma terá início nesta quinta-feira, 16/04, onde serão imunizados os profissionais das forças de segurança, portadores de doenças crônicas (mediante apresentação de atestado médico), funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo (mediante apresentação da CNH categoria D ou E), as doses da vacina serão disponibilizadas em todas as ESF’s (postos de saúde) e ainda no SUS central.

Outra colocação importante é que os policiais civis, brigada militar, bombeiros, agentes penitenciários e apenados não precisam fazer o deslocamento até os postos de saúde, pois uma equipe de vacinação irá até eles, evitando com isso a temida aglomeração de pessoas.

Para que não haja comentários desnecessários, Marina informou ainda que o Ministério da Saúde realizou uma inversão na ordem de vacinação para os grupos. No entendimento dos profissionais, os caminhoneiros estão mais suscetíveis ao contágio pelo coronavírus pelo fato de realizarem suas atividades diariamente, contrário ao que está acontecendo com os professores que estão em isolamento social em virtude da paralização das atividades escolares.

A 6ª Coordenadoria Regional da Saúde, com sede em Passo Fundo, enviou a Soledade um pequeno número de doses de vacina, porem, conforme Marina deverá enviar uma nova remessa na próxima semana.

Por fim, foram informados os números atualizados sobre o coronavírus no município, onde existem 37 pacientes em monitoramento (pessoas que apresentaram síndrome respiratória e permanecem isolados em casa pelo período de 14 dias), 02 casos suspeitos (um profissional da saúde e uma pessoa internada no hospital), estes ainda aguardando os resultados do Laboratório Central – Lacen de Porto Alegre, e nenhum caso confirmado para a Covid-19.

Veja e ouça a live com Marina Piovesan, no facebook da prefeitura de Soledade.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais