Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Secretaria da Saúde de Soledade alerta para o aumento do diabetes e sua prevenção

Baixar Áudio por Marcus Vinicius Prates de Souza

Foi registrado, nos últimos dez anos, um aumento de 60% no diagnóstico de brasileiros com a doença

Enfermeira Maíra divulgou dados sobre a doença no município
Foto: Marcos Vinícius/Tua Rádio Cristal

O Dia Mundial do Diabetes é comemorado anualmente no dia 14/11. A data tem como objetivo sensibilizar as pessoas sobre a importância desta doença crônica. Mas, você sabe quais são as principais causas do diabetes?

O Diabetes se caracteriza pelo aumento constante dos níveis de glicemia no sangue. Sua incidência tem aumentado em todo mundo pelos hábitos alimentares inadequados, pela obesidade e sedentarismo.

No adulto, o diabetes tipo 2 é o mais comum. Assim como a hipertensão e colesterol alto, ele também está associado ao aumento das doenças cardiovasculares. Atividade física e planejamento alimentar são essenciais para o controle da doença.

Maíra Batista, enfermeira da secretaria municipal de saúde de Soledade destaca que houve o registro no aumento da doença, em todo o país, em 60% nos últimos 10 anos, muito em virtude do crescente número de obesos no país.

No município, especificamente, Maíra destacou que existe em torno de 150 pessoas que fazem uso diário da insulina, ou seja, são insulinodependentes, diabéticos do tipo 1. Já os diabéticos do tipo 2, que fazem uso de hipoglicemiantes orais, os populares comprimidos, segundo a profissional, não é possível informar o número de pessoas que estão nesta situação.

O diabetes pode causar o aumento de glicemia a as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins, nervos e membros inferiores do corpo, como pés e pernas. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.

Conforme Maíra, a melhor forma de prevenir a doença é a prática de hábitos saudáveis, tais como: comer diariamente verduras, legumes e, pelo menos, três porções de frutas; reduzir o consumo de sal, açúcar e gorduras; parar de fumar; praticar exercícios físicos regularmente, (pelo menos 30 minutos todos os dias) e manter o peso controlado.

Em virtude do Novembro Azul e pensando na saúde dos homens, profissionais da secretaria municipal de saúde soledadense, vem realizando ações preventivas e testes rápidos para detecção de várias doenças, incluindo a diabetes. O próximo evento está marcado para o dia 20/11, junto ao posto de combustíveis Megapetro, junto a BR-386, onde profissionais da Estratégia da Saúde da Família do Senhor Bom Jesus, do bairro Botucaraí, realizarão testes rápidos e medição da pressão arterial, direcionada aos homens.

A prevalência de diabetes está intimamente relacionada à presença de fatores de risco, como, por exemplo, idade acima de 45 anos, excesso de peso, histórico familiar da doença, sedentarismo, presença de outras doenças associadas, como pressão alta e alteração de colesterol e triglicérides, entre outros.

Ouça a entrevista com Maíra Batista, na íntegra, no player de áudio acima.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais