Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Dez leitos UTI adulto tipo II serão direcionados ao HCFC de Soledade

Baixar Áudio por Marlusa Oliveira

O presidente da casa hospitalar, Carlos Alberto Rocha menciona que o avanço histórico é proveniente de anos, uma verdadeira conquista para a população de Soledade e região

Na última quarta-feira, 12/01, uma publicação no Diário Oficial do Estado através da Secretaria da Saúde, tornou hábil a aprovação e a habilitação de 10 leitos UTI Adulto tipo II, definitiva no hospital de Caridade Frei Clemente, para atender pacientes a nível estadual com vagas administradas pela Central de Leitos – GERINT.

Segundo a direção da casa hospitalar, o sonho do município em possuir uma ALA UTI remonta a própria fundação do hospital e finalmente tal objetivo começa a ganhar forma.

"Não fizemos nada sem planejar e ter certeza do resultado que buscamos", ressalta o presidente da casa hospitalar, Carlos Alberto Rocha sobre a obtenção dos leitos, que segundo ele transformarão o município em "um canhão de boas práticas" para melhor atender a população.

O projeto tomou força nos últimos anos, especialmente diante da necessidade enfrentada pela pandemia, quando na ocasião, o presidente Carlos Alberto Rocha e o administrador há mais de vinte anos, Adairto Forti, montaram o projeto administrativo, observando regimentos das RDCs correspondente, com apoio de uma empresa de Engenharia Civil, especializada na área hospitalar, demonstrando tecnicamente a viabilidade da implantação da unidade, assim como aparelhos e equipe técnica multifuncional contratada.

Segundo Adairton, o que se tem até agora é a autorização para o desenvolvimento do projeto, o que falta a partir de então é colocá-lo em prática.

A secretária da Saúde, Edinara de Morais França, destaca que o avanço refere-se a um progresso tanto a nível municipal quanto regional e que dá início a uma nova fase mediante o trabalho de amparo e prestação de serviços prestado pela casa hospitalar.

A nova UTI ocupará todo o andar do antigo posto 02. Para realização das adequações necessárias em atenção as RDCs, as normas técnicas da Vigilância Sanitária, da Anvisa e do Ministério da Saúde será necessário realizar adequações mediante a aprovação do projeto.

O médico cardiologista e diretor técnico do HCFC, Getúlio Dias de Vasconcellos, reforça que o direcionamento dos leitos ao município modificará não apenas a Saúde, mas o município como um todo, em uma somatória de esforços onde todos sairão ganhando.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais