Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Soledade retoma a cogestão regional em relação aos protocolos do Distanciamento Controlado

Baixar Áudio por Marcus Vinicius Prates de Souza

Secretária municipal da saúde entende que é possível flexibilizar atividades do setor de eventos desde que haja conscientização dos promotores e da população

Secretária da saúde, Edinara de Morais França e Marilda Partichelli, coordenadora da Vigilância Sanitária
Foto: Paulinho Paes/Tua Rádio Cristal

A cogestão regional do Distanciamento Social Controlado do estado do Rio Grande do Sul, instituído pelo Decreto nº 55.240, estabelece medidas sanitárias segmentadas a serem adotadas pelos municípios. Após uma breve pausa, o município de Soledade voltou a pôr em prática os protocolos previstos na cogestão.

Edinara de Morais França, Secretária Municipal de Saúde de Soledade, ao abordar este tema, destacou que na primeira semana de dezembro o governador Eduardo Leite tirou a possibilidade de os municípios fazerem a cogestão, com isso, cada um deveria atuar conforme a bandeira vigente em sua região, permanecendo a situação por volta de quinze dias, voltando no Natal, a decisão ficou a critério dos municípios de aderir ou não a cogestão. “Reunidos com o Ministério Público decidimos por não aderir a cogestão em decorrência de que após um feriadão a situação epidemiológica iria piorar”, informou.

No entanto, no início desta semana, em uma nova reunião com o Poder Executivo foi decidido pelo retorno da cogestão, ou seja, a atuar em Bandeira Vermelha, porém, com efeito de Bandeira Laranja, o que acaba flexibilizando algumas atividades no município.

Sobre a possibilidade da flexibilização para o setor de eventos, Edinara deixou claro que a preocupação com a saúde aumenta, porém entende ser algo necessário o retorno gradual destas atividades, desde que haja a conscientização dos promotores e da população sobre os cuidados que devem ser tomados e tendo ainda a consciência de que a bandeira pode trocar de cor na semana seguinte.

Ouça a entrevista com Edinara de Morais França, na íntegra, no player de áudio acima.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais