Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Governo do RS decreta situação de emergência devido à dengue

por Luiz Alberto Reis Neto

Doença está atualmente presente em 94% dos municípios gaúchos

Foto: Divulgação

Com 20 óbitos confirmados no Estado, o governador Eduardo Leite declarou nesta terça-feira (12) situação de emergência em saúde pública no Rio Grande do Sul. A medida, de acordo com o decreto nº 57.498, visa a prevenção, controle e atenção à saúde diante do risco epidemiológico à população pela epidemia de doença, atualmente presente em 94% dos municípios gaúchos.

Com a declaração de estado de emergência, o governo estadual poderá destinar recursos para combater a dengue com mais agilidade, sem os trâmite demorados e burocráticos de uma licitação, por exemplo. O decreto permite um processo ágil e célere na compra de insumos, como medicamentos e vacinas, entre outros, facilitando o enfrentamento da dengue. Também facilita que o governo federal destine ao Estado recursos específicos para ações de combate à dengue.

A medida se soma a uma série de ações do Governo do Estado, através da Secretaria da Saúde, nos últimos dias para o controle da doença. Na segunda-feira (11), foi lançada uma plataforma para o manejo clínico de casos, permitindo a identificação do estado de saúde e tratamento de cada paciente através de características, sinais e sintomas. Também foi assinada uma nota técnica conjunta com o Conselho Regional de Enfermagem (Coren), que autoriza profissionais de enfermagem a requisitarem exames, principalmente hemogramas, nos casos suspeitos.

A Secretaria da Saúde reforça a importância de que a população procure atendimento médico nos serviços de saúde logo nos primeiros sintomas. Dessa forma, evita-se o agravamento da doença e a possível evolução para óbito.

Texto: ASCOM/Governo do Estado

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais